Chefe do UNODC e Ministro da Justiça firmam declaração conjunta para consolidar parceria no Brasil
Fedotov e Cardozo assinam a declaração conjunta |
Brasília, 10 de maio de 2013 - O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinaram ontem uma declaração conjunta formalizando a criação do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil. "Com este novo conceito de Ligação e Parceira, o UNODC procura ampliar o âmbito de seu trabalho junto ao governo brasileiro, especialmente considerando os recursos financeiros do país, sua capacidade técnica e seu crescente perfil político", disse Fedotov, que também é Subsecretário Geral da ONU.
Durante o encontro realizado no Ministério da Justiça, Fedotov explicou que o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil também cobre Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e terá como foco primário a promoção de cooperação regional e intra-regional, incluindo iniciativas Sul-Sul. Para isso, o UNODC e o governo brasileiro desenvolverão um plano de trabalho conjunto, destinado à criação de uma plataforma neutra de cooperação internacional, com ênfase em promover a colaboração e o diálogo com países estratégicos da região e do mundo.
Para Fedotov, "a assinatura desta declaração com o Ministério da Justiça representa um marco importante na parceria do UNODC com o Brasil, reafirmando os compromissos de ambas as partes e abrindo o caminho para que essa relação continue se fortalecendo". Ele também agradeceu Cardozo pela contribuição do Ministério da Justiça ao UNODC, que possibilitou o estabelecimento do Escritório e a ampliação da cooperação com o governo brasileiro.
Fedotov chegou ao Brasil na terça-feira, acompanhado pelo Diretor da Divisão de Operações do UNODC, Aldo Lale-Demoz, e pelo Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini. Durante a missão de quatro dias, que terminou hoje, o Diretor Executivo do UNODC se reuniu com altas autoridades do governo brasileiro, como o Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, o Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, e o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano. Além disso, o Diretor Executivo do UNODC também participou de encontros com representantes de organizações da sociedade civil e jornalistas para discutir questões relacionadas a tráfico de drogas, prevenção e tratamento do uso de drogas, crime organizado transnacional e tráfico de pessoas.
Informação relacionada:
Contato para imprensa brasileira e regional:
Ana Paula Canestrelli
Assessora de Comunicação - Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil
anapaula.canestrelli@unodc.org
Tel: (+55 61) 3204-7206
Contato para imprensa internacional:
David Dadge
Porta-voz - UNODC
david.dadge@unvienna.org
Tel: (+43 1) 26060-5629
Cel: (+43-699) 1459-5629