Campanha Coração Azul e TV Caracol colocam holofotes sobre o tráfico de seres humanos na Colômbia
29 de setembro de 2011 - A Colômbia é o mais novo país a aderir à Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Seres Humanos por meio da assinatura de uma "carta de intenções" entre o UNODC e uma das maiores empresas de radiodifusão a Colômbia, a Caracol. O acordo de responsabilidade social corporativa busca conscientizar o público em geral sobre o tráfico humano, especialmente grupos vulneráveis como os deslocados internos e mulheres jovens.
O documento inclui o apoio do UNODC para o desenvolvimento, pela rede de TV, da série La Promesa (A Promessa), que conta a história de três mulheres que procuram um futuro melhor no exterior, mas que terminam como vítimas de tráfico de pessoas. A série deve estrear em horário nobre de outubro a dezembro e, junto a outras iniciativas que promoverão o Coração Azul, busca fazer do tráfico de seres humanos uma questão de prioridade nacional.
Em reunião com a vice-presidente da TV Caracol, Rosa Emilia Fonseca, o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, destacou a importância de tais parcerias em campanhas de sensibilização. "A televisão fala para milhões de pessoas diariamente e é um meio fundamental para levar abordar dentro de casa os perigos do tráfico de seres humanos. Pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção de que pessoas vulneráveis se tornem vítimas de criminosos cruéis", disse ele agradecendo a Fonseca pelo apoio da rede.
A TV Caracol também colocará no ar três vídeos de uso público da campanha Coração Azul em todas as séries, características do tráfico humano em seus programas de notícias e debates, bem como em suas novelas e programas de entretenimento. "Estamos muito felizes em fazer parte deste esforço importante", disse Fonseca. "Esperamos aumentar a exposição do símbolo do Coração Azul em nosso canal, chamar a atenção pública para um crime que transforma as pessoas em mercadorias e fazer do Coração Azul um símbolo nacional da luta contra a escravidão moderna na Colômbia".
A campanha do UNODC convida todos os setores da sociedade para se unir à luta contra o que é uma violação dos direitos humanos. A campanha visa sensibilizar as pessoas para tráfico de seres humanos como uma forma moderna de escravidão que explora milhões de pessoas em todo o mundo e impedir que mais pessoas se tornem vítimas. Uma questão global, o tráfico de seres humanos é uma das formas mais lucrativas de crime, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. De acordo com estimativas das Nações Unidas, mais de 2,4 milhões de vítimas são submetidas à exploração sexual ou laboral. Vítimas são traficadas também para se tornarem empregados domésticos, para a remoção de órgãos e, no caso de crianças, para serem exploradas como mendigas ou crianças-soldados. Até 80 por cento de todas as vítimas de tráfico humano são mulheres e meninas. Mais de 130 países têm casos de tráfico humano relatados.
Para saber mais sobre a Camanha Coração Azul, visite o site www.unodc.org/blueheart
Você também pode visitar nossas midias sociais em
www.facebook.com/BlueHeartHT (Inglês),
www.facebook.com/CampanaCorazonAzul (Espanhol) e
www.twitter.com/BlueHeartHT.