O Diretor Executivo está comprometido em colocar a saúde, os direitos humanos e o controle ao crime no centro do trabalho das Nações Unidas.
23 de maio de 2011 - Durante uma visita a Suíça, o Diretor Executivo Yury Fedotov incentivou uma cooperação mais próxima entre os chefes de organizações ativas em muitos dos principais âmbitos do trabalho das Nações Unidas, incluindo a saúde, trabalho, direito humanos, ação humanitária e operações de socorro, salvamento de espécies em perigo de extinção, e desenvolvimento. Ele também se encontrou com oficiais do Governo da Suíça, um dos principais doadores do UNODC.
Genebra é a segunda maior estação de trabalho da ONU depois da Sede em Nova York e é conhecida como a capital humanitária do mundo. Dois terços das atividades do sistema ONU são feitas em Genebra e muito do trabalho do UNODC se relaciona com esses mandatos. Portanto, o Sr. Fedotov visitou organizações intergovernamentais, agências especializadas, programas, fundos, escritórios, institutos de pesquisa e organizações relacionadas com o intuito de agregar valor a seus trabalhos e também aprender com suas vastas experiências.
Especificamente, o Diretor Executivo buscou chamar atenção para a importância da luta contra as drogas e o crime organizado dado que esses fenômenos impedem o desenvolvimento. Incorporando essas questões em todas as suas esferas de atividade, agências de desenvolvimento e de operações de manutenção de paz poderiam melhorar as chances de conseguir sucesso a longo prazo e cumprir as Metas de Desenvolvimento do Milênio.
O UNODC põe os direitos humanos no centro do controle de drogas, prevenção ao crime e justiça criminal. O abuso de drogas é uma doença, e dependentes químicos necessitam de tratamento. O Escritório defende um pacote completo de medidas para reduzir a vulnerabilidade, tratar o vício, e prevenir a propagação de infecções associadas ao consumo de drogas, como o HIV.
O UNODC ajuda a construir sistemas de justiça criminal justos e efetivos, auxiliando os Estados a reformar seus sistemas nacionais de justiça criminal, com particular ênfase em grupos vulneráveis como mulheres e crianças. O Escritório tem desenvolvido projetos em áreas como a justiça juvenil, reforma penal e apoio às vitimas. Para que se reduza a pobreza, o UNODC trabalha com comunidades para proporcionar aos agricultores meios de vida legítimos e sustentáveis de modo a encorajá-los a não se envolver na cultura de produtos ilícitos.
O UNODC luta contra o tráfico de seres humanos, uma forma atual de escravidão que envolve mulheres e crianças, em particular em casos de exploração sexual e trabalhos com condições desumanas.
Recentemente, o UNODC tem explorado a prevenção e respostas judiciais ao crime de tráfico de espécies de plantas e animais em perigo de extinção
Por último, o UNODC promove o Estado de Direito combatendo a corrupção através da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que prevê medidas duras para impulsionar a integridade dentro dos setores privado e público.
"No espírito de 'Uma ONU', vamos cooperar para lutar contra as drogas ilícitas e o crime que minam nosso trabalho. Juntos podemos criar sociedades mais seguras e saudáveis", disse o Sr. Fedotov.
O Sr. Fedotov visitou os seguintes escritórios:
- Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies em Extinção de Fauna e Flora Selvagem
- Organização Internacional para as Migrações
- Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos
- Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados
- Escritório das Nações Unidas em Genebra
- Escritório Federal de Saúde Publica da Suíça
- Escritório Federal da Policia da Suíça
- Escritório Federal de Justiça da Suíça
- Departamento federal de Relações Exteriores da Suíça
- Organização Internacional do Trabalho
- Fundo Global para a Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malaria
- Comitê Internacional da Cruz Vermelha
- Organização mundial da Saúde
- União Internacional de Telecomunicações
- União Inter-Parlamentar
- Comitê Olímpico Internacional
- Fundo Mundial para a Natureza