Ruth Adewonuola, nossa jovem de muita expressão, representando em Viena
por Dayana Correia e Jessica Ferreira
13 de março de 2012 -Está semana acontece em Viena na Áustria a 55ª Comissão sobre Drogas (CND) das Nações Unidas, pela primeira vez em paralelo sete jovens escolhidos globalmente representam a juventude no evento.
Dos selecionados, o Brasil envia a moradora de uma das regiões mais vulneráveis do Distrito Federal. Ruth Itunu Adewonuola de 18 anos de idade, nascida na Nigéria chegou ao Brasil com 3 anos de idade, mora em Ceilândia há cerca de 8 anos e conhece de perto a realidade da juventudade na cidade.
Participante das aulas de Break do Programa Jovem de Expressão, Ruth começou a discutir sobre as temáticas de sexualidade, álcool e drogas em uma rede de conversas do programa, chamado de "Fala Jovem". Neste bate papo os participantes debatem, compartilham informações e vivências sobre este universo. O programa Jovem de Expressão é uma iniciativa do Grupo Caixa Seguros, em parceria com a CUFA-DF (em Ceilândia), o Grupo Cultural AZULIM (em Sobradinho II), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Na comissão Ruth vai levar as experiências e as preocupações dos jovens de sua cidade buscando propor sugestões para o benefícios dos jovens em geral.
Atividades
O dia 13 é o grande dia, nesta data todas as informações e anseios dos jovens serão passados a Comissão. Além desse encontro os jovens se reunirão com o Diretor Executivo do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), tendo 30 minutos para falar sobre o cotidiano dos juventude de seus países expondo sugestões para a prevenção e tratamento do uso de Drogas.
Nos dias seguintes debaterão em conjunto formas de repassar informações e atitudes positivas buscando alcançar uma rede mundial de jovens.
Leia mais sobre as mensagens dos jovens para a Comisão de Narcóticos aqui.
Assista o vídeo com as mensagens dos jovens de diversos países.