UNODC e SNJ discutem Tráfico de Pessoas nas Américas no 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

Gilberto Duarte 

Doha, 13 de Abril de 2015 - Com o objetivo de discutir boas práticas nos mecanismos de coordenação nacional, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), organizou o evento Combatendo o Tráfico de Pessoas nas Américas: criando mecanismos de coordenação internacional. O evento acontece em paralelo ao 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal que ocorre entre os dias 12 e 19 de Abril, em Doha. 

O tráfico de pessoas é um crime que exige respostas efetivas e coordenadas de várias instâncias nacionais, sua coordenação é chave para garantir a prevenção, proteção de vítimas e persecução penal dos culpados no sistema de justiça criminal.

Nesse contexto, o UNODC convidou representantes do Brasil e México para expor suas experiências na criação de mecanismos de coordenação interinstitucional em seus respectivos países. Participam do evento o Chefe da Seção de Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC Viena, Ilias Chatzis, a Coordenadora Nacional de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas do Ministério da Justiça do Brasil, Heloisa Greco, a Diretora Geral de Estratégias para a Atenção de Direitos Humanos da Secretaria de Governo do México, Mercedes Peláez e o Assistente de Programa de Estado de Direito do UNODC Brasil, Gilberto Duarte. 

O evento segue a reunião organizada em Dezembro de 2014 pela Organização dos Estados Americanos e o governo brasileiro, onde distintas estratégias para o enfrentamento do tráfico de pessoas foram discutidas.

Todas as histórias