Dia Mundial da Vida Silvestre 2015: ONU lança a campanha #SeriousAboutWildlifeCrime

Nova York, 27 de fevereiro de 2015 - Antes era apenas uma ameaça; hoje, os crimes florestais e ambientais têm se transformado em uma das maiores atividades criminosas organizadas transnacionais do mundo, juntamente com o tráfico de drogas, armas e seres humanos. Com o envolvimento de grupos criminosos organizados, as operações de grande escala têm efeitos devastadores. De acordo com a CITES, só em 2013, cerca de 20 mil elefantes africanos foram mortos, enquanto que na África do Sul, no ano passado, 1.215 rinocerontes foram caçados pelos seus chifres.

Os grupos criminosos estão criando uma ameaça real para uma grande gama de espécies. Ao mesmo tempo, eles estão explorando as brechas nas legislações nacionais, que comprometem a segurança ambiental e humana. Para aumentar a conscientização sobre o assunto e destacar a necessidade crítica para o ajustar os  esforços na luta contra os grupos envolvidos, o UNODC, juntamente com CITES, desenvolveu uma nova campanha mundial de sensibilização sob o lema "É hora de levar a sério a crimes contra a natureza", usando a hashtag em inglês #SeriousAboutWildlifeCrime.

Adiantando-se à segunda edição do Dia Mundial para a Vida Silvestre, o qual está marcado para dia 3 de março, a campanha tem como objetivo destacar o âmbito do crime organizado, da vida selvagem e o papel das redes que ferem grandes dizimando a fauna e a flora pelo mundo. Em torno desse evento, UNODC, CITES,  PNUMA, PNUD e muitos outros grupos e indivíduos estão usando suas vozes on-line para atingir o grande público, sensibilizá-lo e gerar apoio para essa questão crítica.

Este ano, estamos encorajando as pessoas em todos os lugares para se juntar a nós e aproveitar o poder das mídias sociais na convocação do mundo a obter #SeriousAboutWildlifeCrime. Adicione sua voz a esse apelo e junte-se a nós por meio de duas ações fáceis:

  • Inscreva-se para o World Wildlife Day Thunderclap e ajude a amplificar a mensagem da campanha #SeriousAboutWildlifeCrime, que será enviada em 3 de março.
  • Visite http://www.wildlifeday.org e faça o download do seu World Action Poster Wildlife Day favorito (ou você pode criar o seu próprio!). Em seguida, tire uma foto de si mesmo segurando seu pôster e compartilhe através de suas mídias sociais contas utilizando a hashtag #SeriousAboutWildlifeCrime.

Além dessa campanha global, eventos oficiais serão realizada no dia 3 em Nova York, na Assembleia Geral das Nações Unidas e no Zoológico do Central Park.

Todas as notícias