UNODC e Caixa Seguradora reúnem jovens para discutir empreendedorismo

Brasília, 12 de dezembro de 2014 - No dia 10 de dezembro, o Jovem de Expressão, programa social do Instituto Caixa Seguros em parceria com a Rede Urbana de Ações Socioculturais, RUAS e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizaram no Balaio Café, em Brasília, o Diálogos e Juventude, um encontro cultural sobre empreendedorismo juvenil. 

Plateia jovem

Durante a abertura do evento, a Coordenadora de Marketing Social da Caixa Seguradora, Alice Antunes Margini Scartezini e o Oficial de Programa de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento, lançaram a revista Expressão Jovem. A publicação é o relato dos últimos quatro anos do programa e reúne um retrato dos eventos, palestras, oficinas e iniciativas culturais realizados em parceria com jovens nas cidades de Sobradinho II e Ceilândia. 

Além da revista, Alice e Nivio destacaram que o programa veio mudando ao longo dos últimos anos e se moldando às necessidades e expectativas dos próprios jovens que o compõem. Segundo eles, este programa é para os jovens, mas também é dos jovens e realmente deve ser mutante e atrativo.

Seguindo a abertura, um debate sobre os caminhos do jovem empreendedor cultural foi iniciado. Personalidades locais e nacionais participaram das discussões: Alfredo Bello, o DJ Tudo, Marcus Faustini da Agência Redes para a Juventude, Rodrigo Barata do Coletivo Criolina, Evandro Fióti do Laboratório Fantasma, Lucas Pinheiro do Coletivo MUB e Max Maciel da Rede Urbana de Ações Socioculturais - RUAS, como mediador. 

Convidados para o debate 

Além do debate, o evento também contou com apresentações culturais. O Grupo Charadas de Sobradinho II realizou uma bela apresentação de dança que foi seguida de uma atividade de Discotecagem com os DJ Tudo e os DJs do coletivo Criolina.

Saiba Mais:

O Jovem de Expressão é uma iniciativa do Instituto Social Caixa Seguros, em parceria com a Rede Urbana de Ações Socioculturais, RUAS e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O programa está presente na cidade de Ceilândia e tem como objetivo promover a formação empreendedora e a autonomia de jovens, oferecendo oficinas, encontros de terapia comunitária para incentivar os jovens a buscar soluções e espaços para empreender e mostrar seus talentos.

Apresentação do Grupo Charadas

A tecnologia do Jovem de Expressão tem como base dois elementos: o Expressão Jovem, que estimula a participação dos jovens em oficinas culturais e de comunicação comunitária, construídas com base no empreendedorismo; e o Fala Jovem, um espaço onde os jovens, os pais e outras pessoas expostas à violência debatem receios, preocupações e propostas para uma convivência social melhor.

Todas as notícias