Dia Mundial de combate à Aids: UNODC participa de evento do Ministério da Saúde

Mesa de abertura

Brasília, 04 de dezembro de 2014 - A cada ano, o dia 01 de dezembro de 2014 é um marco para ações de enfrentamento à Aids no mundo inteiro. Com o Dia Mundial da Aids, diversas atividades são realizadas para lembrar à sociedade que a Aids ainda é uma epidemia e apresenta desafios.

Marcando os 30 anos do início da Resposta Brasileira a Aids no Brasil, o Ministério da Saúde realizou, em Brasília, o Seminário Inovação Tecnológica na luta contra a AIDS nestes 30 anos.

O seminário contou com as apresentações de Valdilea Veloso e Beatriz Grinsztejn da Fiocruz e de Orlando da Costa Ferreira Junior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Valdilea fez uma apresentação sobre todos os marcos no âmbito da pesquisa e tratamento da Aids ao longo dos últimos 33 anos, quando, em 1981, houve a publicação de estudos sobre os primeiros casos de Aids no mundo. Ela destacou que o HIV é o patógeno mais estudado da história de medicina e que grandes avanços foram feitos no combate à transmissão e para a melhoria da qualidade de vidas as pessoas que vivem com Aids.

Já Beatriz apresentou diversos estudos sobre a Profilaxia Pós-exposição sexual, com a sigla em inglês PEP (Post-exposure Prophylaxis). Esta é uma medida que consiste no consumo de medicamentos até 72 horas após a relação sexual, quando ocorrer falha ou não uso de preservativo. Também foram apresentados resultados de estudos sobre a Profilaxia Pré-Exposição sexual, PrEP (do inglês Pre-exposure prophylaxis).

Orlando da Costa levantou a questão das tecnologias para o diagnóstico da Aids, que vão desde os testes de laboratório, com a coleta de amostras de sangue, aos testes rápidos, com o uso da saliva como material de coleta. Segundo Orlando, ambas as tecnologias são seguras e, combinadas, são ferramentas fundamentais para ajudar a combater a epidemia, já que, hoje no Brasil, cerca de 140 mil pessoas desconhecem que portam o vírus.

Coletiva de Imprensa

Seguindo o seminário, foi realizada uma coletiva de imprensa com o Diretor de Saúde do Trabalhador do INSS, Sérgio Carneiro, o Coordenador Geral do Fundo PositHiVo, Harley Henriques Nascimento, e com Fabio Mesquita, Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, e Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Sérgio Carneiro apresentou os avanços realizados nos protocolos do INSS para apoiar a decisão médico-pericial para a concessão de benefícios concedidos a pessoas com HIV/Aids. Sobre o Fundo PositHiVo para a Sustentabilidade da Sociedade Civil, Harley Nascimento explicou os passos para a criação do fundo e a importância que estes recursos terão para as ONGs que são importantes parceiros nesta luta.

 

 Segunda mesa

Já Fabio Mesquita e Jarbas Barbosa apresentaram os resultados do Boletim Epidemiológico e o Lançamento da Campanha #PartiuTeste. Os resultados mostram que há uma estabilização no número de novos casos de Aids no Brasil, representando 20,4 casos para cada 100 mil pessoas. Foram identificados 39.501 novos casos no ano de 2013, com uma tendência de aumento nas regiões Sul e Nordeste. A boa notícia é que houve uma diminuição de 35% dos casos de transmissão vertical, que é a transmissão de mãe para filho. O alerta ficou para a população jovem, de 15 a 24 anos. Em 2004, eram 9,6 jovens com o HIV para cada 100 mil. Em 2013, o número pulou para 12,7.

Por isso, a campanha deste ano do Ministério da Saúde tem um grande foco na população jovem e, por consequencia, terá como meio principal de veiculação a internet, com alusão à hashtag #PartiuTeste.

A coletiva de imprensa foi finalizada com o pronunciamento do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, que agradeceu a participação e cooperação das agências das Nações Unidas: Unicef, UNAIDS e UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

Ele ressaltou a importância do dia 1 de dezembro como um marco para celebrar as conquistas e preparar-se para os desafios que teremos para acabar com a epidemia de Aids até 2030. Ele destacou que o modelo adotado pelo Brasil é reconhecido internacionalmente, com uma história muito positiva, feita pelos profissionais de saúde e por toda a sociedade civil.

Chioro também apresentou as metas apresentadas pela UNAIDS e acordadas pelos países de ter 90% das pessoas que tem o HIV cientes de que tem o vírus, que 90% das pessoas que tenham o HIV recebam tratamento adequado e que 90% das pessoas que tem o vírus cheguem a uma carga viral indetectável, o que diminui bastante as possibilidades de transmissão. Além da meta 90| 90| 90, Chioro também explicou a importância da prevenção combinada, preservativo | teste| medicamentos.

Seminário

O papel da mídia nos 30 anos de luta contra a Aids

Após a coletiva de imprensa, foi realizado um seminário voltado aos profissionais da mídia, sob o título Papel da mídia nos 30 anos de luta contra a Aids. Participaram da mesa Jairo Bauer, médico psiquiatra, colunista de O Estado de S. Paulo, Aureliano Biancarelli, ex-repórter da Folha de S. Paulo e Marina Pecoraro - repórter da Agência Aids.

Uma constatação comum entre os convidados foi a de que houve uma grande perda de espaço para a pauta da Aids na mídia tradicional. Com isso, foi discutido quais devem ser as estratégias da imprensa para atingir o público, especialmente os mais jovens. A internet foi citada como a principal ferramenta a ser usada na comunicação sobre a Aids.

Também foram levantadas questões como o estigma e a discriminação e como a mídia pode ter uma influência positiva ou negativa na constituição da opinião pública.

Comemorações dos 30 Anos de Luta contra a Aids

Ao final do dia, foi dado início às comemorações dos 30 Anos de Luta contra a Aids, que serão realizadas até o dia 01 de dezembro de 2015. Esta data marca o início das ações do Governo Federal na resposta à Aids.

No evento, foram premiados diversos profissionais que vem trabalhando para a erradicação da epidemia de Aids nos últimos 30 anos. Os prêmios foram entregues pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, pela Ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, pelo Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério

Encerramento do evento

da Saúde, Fábio Mesquita e pelo Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Em seu discurso de fechamento de evento, o Ministro Arthur Chioro fez um resgate sobre as conquistas na luta contra a Aids nestes últimos 30 anos e reforçou que a política de Aids brasileira não é apenas do Governo Federal. Segundo Chioro, é uma política de Estado, aplicada por toda a sociedade e é por isso que tem tido tanto sucesso. Ele também reforçou que a política de combate a Aids do Brasil é um modelo de referência para outros países.

Também foi apresentado um vídeo que conta cada fase da resposta à Aids no Brasil e que deverá estar disponível em breve no site do Ministério da Saúde.

Marcos Vitória recebe o prêmio

Premiados

 

Material de campanha UNAIDS

Todas as notícias