UNODC discutirá usuários de drogas e pessoas em contextos prisionais na conferência internacional AIDS 2014

AIDS 2014Melbourne, 18 de julho de 2014 - A partir do próximo domingo, pessoas que usam drogas e pessoas em contextos prisionais estarão na pauta da 20ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2014), que será realizada em Melbourne, Austrália, entre 20 e 25 de julho. A programação da conferência inclui uma série de sessões organizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em colaboração com outros co-patrocinadores do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e diversas organizações da sociedade civil.

Na segunda-feira, 21 de julho, o UNODC terá um dia cheio de eventos com a presença do seu Director Executivo Adjunto, Aldo Lale-Demoz, que também detém os títulos de Diretor da Divisão de Operações e Coordenador Global de HIV/Aids. Lale-Demoz será acompanhado pela Chefe da Seção de HIV/Aids do UNODC, Dr. Monica Beg, em uma sessão que abordará a redução de danos entre mulheres que usam drogas injetáveis​​, organizada em conjunto com a Rede Internacional de Pessoas que Usam Drogas (INPUD, na sigla em inglês). Nesta ocasião, o UNODC irá lançar um novo briefing, Atendendo as necessidades específicas de mulheres que usam drogas injetáveis​​, que foi desenvolvido com a Rede Internacional de Mulheres e Redução de Danos (WHRIN, na sigla em inglês) e a Rede de Redução de Danos da Eurásia (EHRN, na sigla em inglês) para orientar formuladores de políticas e implementadores.

Mais tarde naquele dia, Lale-Demoz apresentará a estratégia de impacto global do UNODC no simpósio "Redução de danos e HIV: unindo forças para resultados", um evento da Sociedade Internacional de Aids (IAS, na sigla em inglês). Por último, naquela noite o UNODC realizará uma sessão via satélite intitulada "Ciência na abordagem às drogas e ao HIV: a vanguarda da redução de danos". Construída com base na consulta científica realizada paralelamente à 57ª sessão da Comissão da ONU sobre Narcóticos em março de 2014, a sessão reunirá seis cientistas líderes no campo da redução de danos e apresentará as principais recomendações que resultaram da consulta.

Continuando na terça-feira, 22 de julho, o UNODC realizará uma oficina de capacitação de avaliação da qualidade das estimativas de tamanho da população de usuários de drogas injetáveis​​. Organizada em parceria com o Banco Mundial, INPUD e o Population Council, a sessão interativa irá oferecer ferramentas para ajudar os participantes a realizar tais avaliações.

Já na quarta-feira, 23 de julho, a Dr. Beg falará numa outra sessão, organizada pelo UNODC com a Rede de Aplicação da Lei e HIV (LEAHN, na sigla em inglês), intitulada "A parceria fundamental para a prevenção do HIV: construindo relações com a polícia para apoiar a sociedade civil e programas de HIV". Esta sessão inovadora apresentará lições aprendidas no campo, mas também servirá para lançar as novas diretrizes de treinamento do UNODC para funcionários responsáveis ​​pela aplicação da lei na prestação de serviços de HIV para pessoas que usam drogas injetáveis​​.

Na quinta-feira, 24 de julho, a IAS irá realizar um simpósio para discutir o HIV em contextos prisionais, uma questão que muitas vezes não é abordada nas respostas nacionais para a aids. A Assessora Sênior do UNODC, Dr. Fabienne Hariga, irá falar no simpósio e apresentar a nova publicação do UNODC sobre prevenção do HIV entre usuários de drogas nas prisões, um documento de orientação muito aguardado por implementadores.

A conferência internacional AIDS 2014 deve reunir mais de 12 mil pessoas de quase 200 países, incluindo os melhores pesquisadores de aids do mundo, líderes comunitários, pessoas que vivem com HIV, desenvolvedores de políticas públicas e mais de 800 jornalistas. Palestrantes de alto nível confirmados incluem o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, a Administradora do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, e o fundador da Fundação Clinton e 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. A AIDS 2014 é convocada pela IAS, a Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV (GNP+, na sigla em inglês); o Conselho Internacional das Organizações de Serviços de Aids (ICASO, na sigla em inglês), a Comunidade Internacional de Mulheres com HIV/Aids (ICW, na sigla em inglês) e o UNAIDS, entre outros parceiros.

Informações relacionadas:

Site da conferência internacional AIDS 2014

Virando o jogo contra o HIV nas prisões - ficha informativa (em inglês)

Virando o jogo contra o HIV para pessoas que usam drogas - ficha informativa (em inglês)

 

Todas as notícias