Eventos na Nigéria e em Lampedusa enfatizam responsabilidade da CCPCJ, diz chefe do UNODC

Viena, 19 de maio de 2014 - O sequestro de estudantes nigerianas e as mortes de migrantes nas proximidades da ilha de Lampedusa, na Itália, destacam as ameaças graves enfrentadas pela comunidade internacional, disse o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, em Viena.

As observações de Fedotov foram feitas no encerramento da 23ª Sessão da Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CCPCJ, em inglês), diante de uma audiência de representantes de Estados-Membros, organismos da ONU, organizações intergovernamentais e sociedade civil.

As ameaças das drogas e do crime, disse ele, colocam uma grande responsabilidade na CCPCJ, que é o principal órgão responsável por políticas públicas das Nações Unidas nessas áreas. Ele observou que o trabalho da Comissão sobre Crime ajuda a fortalecer os esforços cruciais realizados contra o crime.

Sobre os sequestros nigerianos, Fedotov disse: "Eu condeno em termos inequívocos o rapto violento das estudantes em Chibok, e eu sei que todos nós nos solidarizamos com as famílias, com o povo e com o governo da Nigéria".

Ele também ofereceu total apoio do UNODC aos esforços do Representante de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU, Said Djinnit, para prestar assistência integrada da ONU durante a crise em curso.

Fedotov elogiou as resoluções e debates que aconteceram e disse que "o trabalho [da CCPCJ] ajudou a colocar os holofotes sobre ameaças urgentes como os crimes ambientais, bem como a importância do Estado de Direito e do combate às drogas e ao crime para promover o desenvolvimento sustentável".

Ele também observou que foi fundamental avançar a ação global sobre estas questões já que a ONU tem pela frente o 13º Congresso sobre Crime no Qatar, no próximo mês de abril, e a cúpula da ONU sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, em setembro de 2015.

Uma série de resoluções foi aprovada durante a CCPCJ, incluindo a eliminação da violência contra a criança no campo da prevenção ao crime e da justiça criminal, além do tratamento de prisioneiros.

Informação relacionada:

Discurso do Diretor Executivo do UNODC

Resoluções e decisões da 23ª Sessão

23ª Sessão da Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

Todas as notícias