Campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas é lançada na Bahia

Salvador, 24 de abril de 2014 - Na tarde de ontem foi lançada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH) a Campanha Coração Azul, iniciativa global das Nações Unidas contra o tráfico de pessoas que conta com a adesão do governo brasileiro.

Participaram do evento o Secretário Nacional de Justiça Paulo Abrão e as equipes de enfrentamento ao tráfico de pessoas (ETP) do Ministério da Justiça e dos núcleos e postos de ETP de 16 Estados da Federação. Também esteve presente o Secretário da SJCDH da Bahia em exercício, Reginaldo Silva. "Em março de 2011, inauguramos o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado da Bahia, montamos nossa equipe que avançou e cresceu" disse.

"Estamos aqui para reafirmarmos que não somos favoráveis a nenhuma situação de objetificação da vida ou da transformação das pessoas em mercadorias. O vídeo que vimos mostra uma postura exemplar, um discurso uníssono das diversas áreas, de diferentes autoridades do Estado da Bahia de distintos níveis hierárquicos, com um discurso de conteúdo e de conhecimento de causa", parabenizou o Secretário Nacional de Justiça Paulo Abrão. "A Bahia se coloca numa vanguarda de unidade para gerar consciência critica sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas".

Paulo Abrão ressaltou a dificuldade de mensuração do número de vidas que são salvas a partir de uma campanha. Segundo o Secretário, o trabalho preventivo normalmente é o mais difícil de avaliar, mas de extrema importância.

O evento ocorreu no primeiro dia da IX Reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (NETP), em Salvador. Entre os objetivos do encontro, está o fortalecimento da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o intercâmbio, troca de experiências e disseminação de boas práticas do trabalho na temática.

Artistas baianos como Ivete Sangalo, embaixadora da campanha, Saulo Fernandes, Cláudia Leite, Dan Miranda e Márcio Vitor vestiram a camisa e participaram da ação que diz não ao crime que transforma pessoas em objetos. "Considero relevante movimentos como esse em todo lugar, especialmente na Bahia, onde os índices do tráfico de pessoas são bastante elevados", declarou o cantor Tatau durante o evento. Artistas nacionais, entre eles, Nando Reis e Maria Gadú, também cederem suas imagens para apoiar a campanha.

Durante o encontro, foi exibido o documentário "Tráfico de Pessoas: A Escravidão Moderna", que conta a história de uma baiana que foi convencida a ir para a Europa com a promessa de melhoria de vida financeira e foi explorada sexualmente. Com o intuito de conscientizar os jovens, o documentário será exibido em escolas públicas de Salvador.

Todas as notícias