Declaração Ministerial Conjunta destaca saúde, prevenção e tratamento na luta contra o problema mundial das drogas

Viena, 17 de março de 2014 - Os Estados Membros emitiram uma Declaração Ministerial Conjunta durante o encerramento da Revisão de Alto Nível, na última sexta-feira, que destaca a importância da saúde, da prevenção e do tratamento, incluindo a proteção contra o HIV, como previsto pelas convenções.

Em seu discurso de encerramento, o Diretor Executivo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, disse: "Eu acredito que esta Declaração Ministerial Conjunta fornece uma base sólida para continuar este debate inovador, no caminho para a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre o problema mundial das drogas em 2016".

O Diretor Executivo do UNODC fez seu discurso final diante de representantes permanentes, sociedade civil e mídia. Fedotov disse à plateia que ele aprovou a Declaração Ministerial Conjunta e também agradeceu pelo apoio e apreço manifestado pelos Estados Membros em relação aos esforços do UNODC - o principal órgão do sistema das Nações Unidas para combater o problema mundial das drogas.

A Declaração, disse ele, destaca o progresso que foi atingido, enquanto reconhece desafios novos e persistentes em relação à redução de oferta e demanda, assim como à luta contra a lavagem de dinheiro e à promoção da cooperação judicial.

Durante uma coletiva de imprensa no início da tarde de sexta, Fedotov disse: "As disposições das convenções são flexíveis, baseadas nos direitos humanos, e fundadas na proteção da saúde. Eu gostaria de salientar em especial a necessidade de fortalecer a saúde pública através de uma abordagem baseada em evidências científicas, abrangente e equilibrada, o que é muito importante e totalmente compatível com os padrões de direitos humanos".

Em seguida, o Diretor Executivo completou: "Eu gostaria também de dizer que nenhum país está imune ao impacto das drogas ilícitas e que nenhum país pode, atuando isoladamente, encontrar soluções. É por isso que devemos incentivar ampla coordenação e cooperação internacional ao enfrentar este desafio global. E como parte da ONU, como parte do secretariado da ONU, o UNODC está preparado para desempenhar o seu papel".

Os dois dias de Revisão de Alto Nível seguem uma resolução da Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2012. A discussão do problema mundial das drogas agora vai passar para o Conselho Econômico e Social, até que os Estados Membros se reúnam em Nova York em 2016 para uma sessão especial da Assembleia Geral.

Informação relacionada

Declaração Ministerial Conjunta

Revisão de Alto Nível

Comissão de Narcóticos

Todas as notícias