Comissão de Narcóticos inicia sua 57ª sessão em Viena

Viena, 13 de março de 2014 - O dia de hoje marca o início do segmento de alto nível da 57ª sessão da Comissão de Narcóticos (CND) na sede da ONU em Viena, Áustria, com a participação de delegados que representam os Estados Membros, a sociedade civil e outras partes interessadas. As reuniões e eventos continuarão na próxima semana (17-21 de março), período em que uma série de questões será discutida. Entre os assuntos estão a abordagem ao uso de drogas baseada em saúde, os esforços regionais para reduzir a oferta de drogas ilícitas, a implementação dos tratados internacionais de controle de drogas, o desafio colocado por novas substâncias psicoativas, e muitos outros.

O diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, recepcionou dignitários, especialistas, políticos e todos os participantes, a quem ele disse que, embora seja possível refletir sobre os muitos sucessos de seus esforços conjuntos, também devemos fazer mais. "O cultivo, a produção, o tráfico e o consumo de drogas ilícitas continuam a representar uma grande ameaça para a saúde das pessoas em todos os lugares e para a estabilidade e desenvolvimento sustentável de uma série de países e regiões inteiras", acrescentou. As reuniões deste ano e a revisão de Alto Nível da CND, o principal órgão da ONU a lidar com as drogas ilícitas, é um marco importante no caminho para a sessão especial da Assembleia Geral em 2016, que irá abordar o estado atual do problema mundial das drogas.

Durante a abertura, a Rainha Sílvia da Suécia, como patrona da Fundação Mentor, pediu aos governos de todo o mundo que reduzam a disponibilidade de drogas a fim de proteger a vida das crianças, de acordo com seus direitos reconhecidos, e que lembrem que "não podemos nos dar ao luxo de perder nossos filhos ". Mais tarde, um grupo de cerca de 40 jovens de todo o mundo expressou seu compromisso de fazer a sua parte para enfrentar o problema das drogas de uma maneira honesta e aberta, e pediu aos Estados Membros que continuem a trabalhar com eles em questões que são cruciais para sua saúde e bem estar.

Os Estados Membros reconheceram a importância das três principais convenções que tratam sobre uso e tráfico de drogas em uma Declaração Política e Plano de Ação de Cooperação Internacional em 2009. Esta sessão da CND irá rever a implementação feita até agora de ambos os instrumentos, com o objetivo contínuo de aplicar uma estratégia integrada e equilibrada para combater o problema mundial da droga.

Informação relacionada:

Revisão de Alto Nível

Comissão de Narcóticos

Todas as notícias