UNODC apresenta resultados da luta contra corrupção na polícia do Paraguai

Assunção, 11 de março de 2014 - O resultado da "Avaliação do marco institucional da luta contra a corrupção na Polícia Nacional do Paraguai" foi apresentado este mês pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O relatório constata um alto nível de corrupção na esfera da polícia, além da falta de controle e da necessidade de hierarquização das agências responsáveis ​​pela luta contra a impunidade.

A reunião contou com a presença do Ministro do Interior, Francisco José De Vargas, de oficiais de polícia, de representantes judiciais, da Secretaria Nacional Anti-Corrupção (SENAC) e do anfitrião José Manuel Martinez, assessor sênior do UNODC.

O documento abrange questões relacionadas aos pontos fortes e fracos do quadro institucional da Polícia Nacional e, ao mesmo tempo, apresenta uma série de sugestões para combater a corrupção interna e propõe um sistema de controle aprimorado para melhorar a transparência na gestão da polícia.

Após a apresentação, o Ministro De Vargas disse que os resultados da avaliação são "concretos, compreensíveis e realistas", acrescentando que, como Ministro do Interior do governo, ele tem o compromisso de fazer o que é necessário para mudar os rumos da polícia.

"O relatório é uma realidade e implementar as recomendações é uma necessidade", disse ele.

O estudo completo foi disponibilizado para a Polícia Nacional e para a SENAC para que as instituições possam articular mecanismos de coordenação na luta contra a corrupção e aumentar o controle sobre os processos internos.

A avaliação foi realizada no âmbito do Programa Nacional Integrado para o Fortalecimento do Estado de Direito, Segurança e Justiça no Paraguai.

Todas as notícias