Estudantes cabo-verdianos conhecem Programa Jovem de Expressão no Distrito Federal

Visitantes e participantes do programa posam para foto na Praça do Cidadão, em Ceilândia

Brasília, 1º de outubro de 2013 - Oito jovens de Cabo Verde conheceram as atividades do Programa Jovem de Expressão na última semana como parte de um intercâmbio cultural. Os adolescentes de 14 a 16 anos participaram de oficinas de dança, fotografia e grafite, entre outros, nas cidades de Sobradinho II e Ceilândia, no Distrito Federal. Os agentes de expressão, jovens que desenvolvem os projetos do Jovem de Expressão, ministraram algumas das oficinas e apresentaram ações do programa aos visitantes.

Uma das atividades realizadas na última sexta-feira foi uma conversa nos moldes do Fala Jovem, um espaço de fala e escuta no qual os jovens atendidos pelo Programa Jovem de Expressão podem se expressar de forma aberta, sem julgamentos, e contar com o apoio do grupo. Uma estudante do grupo de Cabo Verde, Cíntia Ramos, conta que aprova essa forma de diálogo.  "É mais confortável falar com pessoas da nossa idade sobre os problemas que são iguais. Com os professores há uma questão de respeito, uma distância maior", disse ela.

Um dos agentes de expressão que participaram das atividades, Vinícius Rodrigues, acredita que o intercâmbio traz contribuições para todos: "Eles estão levando um diferencial. Eles já trabalham com a educomunicação [metodologia pedagógica que propõe o uso de ferramentas tecnológicas e técnicas de comunicação na aprendizagem] e com os mesmos temas que trabalhamos aqui, mas nós utilizamos múltiplas linguagens, inclusive a linguagem do corpo com a dança". Ele disse também ter ficado especialmente motivado pelo comprometimento mostrado pelos cabo-verdianos.

Intercâmbio Brasil-Cabo Verde
Apresentação de dança dos integrantes do Jovem de Expressão

Davilson Évora, um dos três professores de Cabo Verde que está acompanhando os adolescentes, completou: "É notório que os problemas do Brasil e de Cabo Verde são parecidos. Nós estamos aqui aprofundando metodologias que nós já utilizamos para discutir aids, doenças sexualmente transmissíveis (DST), preconceito, álcool e outras drogas, mas agora pretendemos adotar novas formas de abordar esses conteúdos".

Os adolescentes fazem parte do projeto Espaço de Informação e Orientação, que oferece um espaço físico onde são discutidos temas relacionados à faixa etária deles, como orientação vocacional, sexualidade, drogas, álcool. Hoje eles participaram de uma oficina sobre prevenção de DST e aids junto com a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids. O grupo retorna amanhã para Cabo Verde, depois de elaborar um plano de trabalho para ações futuras com base nas experiências vivenciadas no Brasil.

Com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade dos jovens à violência, à aids e às DST, além de apoiar o empreendedorismo, o Programa Jovem de Expressão é realizado pelo Grupo Caixa Seguros em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), e a Central Única das Favelas (Cufa/DF).

*Com informações da Agência Brasil

Todas as notícias