UNODC e governo brasileiro lançam Escritório de Ligação e Parceria no Brasil

Crédito: Isaac Amorim
Fedotov (dir.) e Maximiano (esq.) revelam placa marcando lançamento do escritório

Brasília, 9 de maio de 2013 - O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, lançou ontem o novo Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, junto ao Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano. Fedotov, que também é Subsecretário Geral da ONU, viajou ao país esta semana para formalizar essa nova parceria com o governo brasileiro: "A abertura de um Escritório de Ligação e Parceria no Brasil é um momento muito importante para o UNODC no desenvolvimento de respostas integradas para os problemas das drogas ilícitas e do crime organizado transnacional".

O UNODC está em operação no país há mais de 20 anos, e desde 2001 contava com um escritório regional localizado em Brasília, cobrindo o Brasil, e também Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Agora que passou a ser um Escritório de Ligação e Parceria, o UNODC em Brasília irá atuar num novo formato focado em cooperação regional e inter-regional, incluindo iniciativas Sul-Sul, com ênfase em promover a colaboração e o diálogo com outros países, baseada em melhores práticas internacionais. Para isso, o UNODC e o governo brasileiro desenvolverão um plano de trabalho conjunto destinado à criação de uma plataforma neutra de cooperação internacional.

"O valor do UNODC está em sua habilidade de trabalhar com países para construir respostas sustentáveis para as questões de drogas ilícitas, corrupção e crime. O novo Escritório de Ligação e Parceria é uma parte vital dessa estratégia", disse Fedotov. Ele também espera que o formato de Escritório de Ligação e Parceria possa servir como um modelo importante para iniciativas similares com outros países de tamanha relevância, como é o caso do Brasil. O lançamento foi realizado no Setor Comercial Sul, em Brasília, num espaço concedido pelo governo brasileiro que abrigará as novas instalações do escritório.

Crédito: Isaac Amorim
Maximiano (esq.), Fedotov (dir.) e autoridades do governo brasileiro durante o lançamento

Durante o evento, Maximiano declarou: "Essa é uma parceria estratégica para o Brasil e os países vizinhos atuarem na diminuição da oferta e redução da demanda de drogas". Também estavam presentes o Diretor da Divisão de Operações do UNODC, Aldo Lale-Demoz, o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, e o Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de altas autoridades do governo brasileiro.

Segundo Fedotov, a estratégia a médio prazo do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil será focada nas seguintes áreas: crime organizado transnacional; tráfico ilícito, incluindo de drogas; corrupção; prevenção ao terrorismo; justiça; prevenção e tratamento do uso de drogas; análise de tendências; e apoio a pesquisa e ao desenvolvimento de políticas. Ainda em Brasília, Fedotov se reunirá hoje com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para assinar uma declaração conjunta determinando a criação formal do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil.

Informação relacionada:

Biografia - Yury Fedotov

Contato para imprensa brasileira e regional:

Ana Paula Canestrelli

Assessora de Comunicação - Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

anapaula.canestrelli@unodc.org

Tel: (+55 61) 3204-7206

Cel: (+55 61) 8143-4652

Contato para imprensa internacional:

David Dadge

Porta-voz - UNODC

david.dadge@unvienna.org

Tel: (+43 1) 26060-5629

Cel: (+43-699) 1459-5629

 

Todas as notícias