Biografia - Yury Fedotov, Diretor Executivo do UNODC

Yury FedotovO Secretário-Geral Ban Ki-moon nomeou Yury Fedotov, da Federação Russa, ao posto de Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Diretor Geral do Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV), em 9 de julho de 2010. Ele detém o ranking de Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas.

Fedotov é um membro do Conselho Executivo da ONU, um instrumento de cooperação e coordenação entre os orgãos das Nações Unidas. Ele também representa o UNODC no Grupo de Migração Global, um grupo inter-agências que reúne chefes de agências. Nas áreas de drogas e crime, Fedotov é o co-presidente das reuniões de diretores da Força de Trabalho da ONU sobre Crime Organizado Transnacional e Tráfico de Drogas. Criado pelo Secretário-Geral em junho de 2011, o Grupo de Trabalho foi projetado para garantir uma abordagem efetiva e abrangente do Sistema ONU no enfrentamento desses desafios.

Como Diretor Executivo do UNODC, Fedotov encorajou o combate ao tráfico de drogas por meio da construção de iniciativas regionais e da oferta de assistência técnica, além da promoção de uma abordagem balanceada para resolver a demanda por drogas. Ele pediu aos Estados Membros a ratificação e implementação de todas as Convenções da ONU sobre drogas, crime e corrupção. Fedotov é fortemente ligado à promoção do Fundo Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas, que é gerenciado pelo UNODC, assim como a campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas.

Antes de se tornar Diretor Geral/Diretor Executivo do UNOV/UNODC, Fedotov serviu como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa na corte de St. James em Londres por cinco anos. Antes disso, entre 2002 e 2005, ele foi o Vice-Ministro de Relações Exteriores da Federação Russa para Organizações Internacionais.

Como membro ou chefe de delegações russas, ele participou de várias conferências internacionais e fóruns como sessões da Assembleia Geral, ECOSOC, Comissão das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, UNIDO, UNESCO, PMA, UN ECE, ESCAP, etc. Em sua capacidade pessoal, ele também foi membro do Colégio de Comissários da Comissão das Nações Unidas sobre Monitoramento e Verificações no Iraque (UNMOVIC). Fedotov foi Diretor do Departamento de Organizações Internacionais, Membro do Conselho do Ministério de Relações Exteriores da Federação Russa de 1999 até 2002.

Fedotov começou a servir no exterior em 1972 como membro da delegação soviética no Comitê de Desarmamento das Nações Unidas em Genebra. Em seguida, ele assumiu uma série de tarefas diplomáticas em Moscou, e também nas Embaixadas na Argélia e na Índia. Ele se formou pelo Instituto Estadual de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO), fala inglês e francês fluentemente e tem conhecimento básico de alemão.