UNODC e SESI Mato Grosso iniciam projeto de prevenção do uso de álcool e drogas

Rafael Franzini apresenta projeto em Cuiabá27 de março de 2013 - A utilização abusiva de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, pode trazer grandes prejuízos a vida social e profissional. Distanciamento da família, doenças, alta possibilidade de ocasionar um acidente no trabalho e redução da produtividade são alguns dos problemas que podem surgir com usuários ocasionais de álcool ou entorpecentes. Em Mato Grosso, o Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), lançam neste mês de abril um projeto que pretende ajudar quem lida com esse problema.

O Programa de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas no Trabalho e na Família será voltado para o setor industrial e também para as comunidades onde residem os trabalhadores. As empresas que aderirem ao programa passarão por etapas conduzidas por profissionais da saúde que, por meio do diálogo, envolverão todos os trabalhadores em atividades de prevenção e conscientização. As fases da implantação consistirão em capacitar multiplicadores dentro do ambiente de trabalho e detectar trabalhadores que estão em grupos de riscos e os que já são usuários.

"O grande norteador desse programa será preservar a saúde dos trabalhadores, sem descriminação ou prejuízo a discrição pessoal e ao emprego deles. O intuito é estimular quem passa por esse problema a buscar ajuda espontaneamente e se sentir seguro para enfrentar todas as etapas de recuperação", conta o superintendente do SESI-MT, José Carlos Dorte. O projeto inclui também rodas de terapia comunitária, que pretendem chegar até os bairros onde os trabalhadores mais prejudicados pela dependência moram e promover a partilha de experiências e a transformação de todos.

De acordo com o representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC em Brasília, Rafael Franzini, que esteve em Cuiabá na última sexta-feira para apresentar o projeto, esse método de prevenção já foi utilizado com sucesso em empresas no Rio Grande do Sul, além de outros países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. "Essa iniciativa ajuda o setor privado a enfrentar problemas de caráter social e estende os benefícios para as famílias dos envolvidos e as comunidades", conta ele.

Franzini reforça que a metodologia de prevenção às drogas que será implantada em Mato Grosso em parceria com o SESI-MT tem como base um programa de prevenção desenvolvido com a Organização Mundial do Trabalho e da Organização Mundial da Saúde, que foi implementado pelo UNODC junto ao SESI no Rio Grande do Sul numa parceria criada em 1995. A metodologia também segue um conjunto de diretrizes internacionais para a prevenção ao uso de drogas lançado em março pelo UNODC na última sessão da Comissão de Narcóticos, em Viena.

Conforme explica o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, o Programa de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas no Trabalho e na Família será lançado no mês de abril, terá a duração de 18 meses e implantações piloto em 08 indústrias do Estado. "No Brasil, menos de 5% das empresas tem programas de prevenção. No Rio Grande do Sul, onde esse projeto existe desde 1995, existem resultados surpreendentes como a redução de 5% na proporção de fumantes", reforça. "Com o UNODC, nossa meta é enfrentar esse problema e promover a melhoria na autoestima, na saúde e na qualidade de vida dos nossos trabalhadores", enfatiza Milan.

Para mais informações sobre o Programa de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas no Trabalho e na Família em Mato Grosso, ligue para: (65) 3611 1653.

Informações relacionadas:

Normas Internacionais de Prevenção ao Uso de Drogas (em inglês)

Todas as notícias