Jovens brasileiros elegem violência e segurança como prioridades para agenda mundial de desenvolvimento

Meu Mundo26 de março de 2013 - Para os jovens brasileiros, a redução da violência e a segurança pública estão entre as três principais prioridades que devem estar no topo da agenda mundial de desenvolvimento. A diminuição da impunidade e um maior investimento em instituições para jovens infratores também aparecem entre as recomendações dos jovens brasileiros.

As constatações fazem parte do relatório A Conversa Global Começa,  apresentado pela ONU na última semana com resultados preliminares da pesquisa Meu Mundo, que permite que cidadãos de todo o globo definam temas prioritários para formar uma futura agenda mundial de desenvolvimento. Entre os 191 países que participaram da pesquisa até agora, o Brasil segue na liderança com cerca de nove mil votos online, à frente de Estados Unidos, Reino Unido, México e Espanha.

O relatório foi entregue a mais de 100 representantes de Estados-Membros, que negociarão esta agenda com base nas conquistas tanto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) - metas acordadas pelos países para serem atingidas até 2015 - quanto dos resultados da Rio+20. O relatório também será apresentado ao Painel de Alto Nível sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 durante um encontro na Indonésia nesta semana.

No Brasil, as consultas nacionais a entidades, associações ou movimentos da sociedade civil, do setor privado, do governo e da comunidade científica podem ser feitas até o dia 31 de março, mas o público pode continuar participando - saiba mais no site www.onu.org.br/meumundo.

Informações relacionadas:

A Conversa Global Começa (em inglês)

Brasileiros lideram participação em pesquisa da ONU sobre futuro do planeta

 

Todas as notícias