Mensagem do Secretário-Geral, por ocasião do Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção

09 de dezembro de 2012 -  Em um momento no qual a comunidade internacional se esforça para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015 e desenha uma agenda de desenvolvimento económico e social para os anos seguintes, tratar o problema da corrupção está se tornando cada vez mais urgente.

O custo da corrupção mede-se não somente nos bilhões de dólares de recursos públicos malversados ou desviados, mas de forma mais contundente na falta de hospitais, escolas, água, estradas e pontes poderiam ter sido construídas com esse dinheiro e que, certamente, teriam mudado o destino de famílias e comunidades.

A corrupção destrói oportunidades e cria desigualdades flagrantes. Ela mitiga os direitos humanos e a boa governança, freia o crescimento económico e distorce mercados.

A corrupção também agrava os problemas ambientais causados pelo descarte ilegal de resíduos perigosos e pelo comércio ilegal da fauna e da flora, facilitados por suborno e por negociações por debaixo do pano, que determinam quem se beneficiará de contratos, especialmente quando se trata de grandes projetos de infra-estrutura que são altamente lucrativos.

É imprescindível prevenir a corrupção para a garantía do Estado de Direito. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção tem 164 Estados-Partes, mas precisamos de uma adesão universal. Na histórica Reunião de Alto Nível sobre o Estado de Direito, convocada pela Assembleia Geral, em setembro, destacou-se a importância de abordar e de prevenir a corrupção. Os governos devem fazer a sua parte e os cidadãos devem levantar suas vozes.

A corrupção não é inevitável. Ela nasce da ganância e do triunfo de uma minoria antidemocrática sobre as expectativas da maioria. No Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção, convido todos a trabalhar para um futuro sustentável, onde a corrupção seja exposta e rejeitada, onde a integridade prevalece e onde a as esperanças e sonhos de milhões de pessoas se concretizam.

Todas as notícias