IX Reunião do Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil acontece em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro

13 de novembro de 2012 - A IX Reunião do Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil reuniu em Brasília representantes de movimentos sociais, incluindo grupos de adolescentes e jovens, profissionais da saúde mental, em especial trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (incluindo os centros especializados em álcool e drogas), gestores municipais e estaduais de saúde mental e saúde geral, operadores do direito, membros de instituições universitárias e de entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A organização da IX Reunião contou com o apoio do UNODC, e contou com a presença do Oficial Encarregado do UNODC Brasil e Cone Sul, Sr. José Manuel Martinez Morales, na mesa de abertura. Entre os temas debatidos durante a IX Reunião tiveram destaques as questões relacionadas ao uso e abuso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes. Ficou evidente durante os debates realizados a forte demanda por uma abordagem mais eficaz e pela ampliação da atenção às crianças e adolescentes que fazem uso de substâncias psicoativas.

Durante a cerimônia de abertura, o Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Sr. Roberto Tykanori, ressaltou a relevância da parceria com o UNODC em especial como sua abordagem internacional desta problemática em uma perspectiva que busque em lugar da coerção se trabalhar mecanismos voltados à coesão pode contribuir para a construção de uma resposta mais adequada a estas questões.

Todas as notícias