UNODC lança Relatório Mundial sobre Drogas

O relatório está EMBARGADO até as 11h00, horário de Brasília/10h00 horário de Nova Iorque

25 de junho de 2012 - Nesta terça-feira, dia 26 de junho, será lançado simultaneamente em diversas cidades do mundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2012. No mesmo dia, também é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos.

Elaborado anualmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o documento reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilícitas em todo o mundo, incluindo produção, tráfico e consumo, servindo de referência para a implementação de políticas públicas por parte dos governos.

Nesta edição 2012, o Relatório Mundial sobre Drogas mostra que, em todo o mundo, o consumo e a produção de drogas ilícitas tradicionais (cocaína, heroína e cannabis) tem se mantido estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias, com tendência a aumentar nos países emergentes e em desenvolvimento.

O relatório também faz um alerta para o aumento da produção e do consumo de drogas sintéticas, como estimulantes de tipo anfetamínico, bem como para o consumo de substâncias que não estão nas listas de controle internacional.

Para divulgar o relatório, o escritório do UNODC para o Brasil e Cone Sul realizará uma coletiva de imprensa em Brasília, às 10h00, com a presença do representante regional do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Bo Mathiasen, além de representantes do governo brasileiro.

  • Interessados em acompanhar ao vivo o lançamento global do Relatório Mundial sobre Drogas 2012, que será realizado pelo Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, podem acessar o link http://webtv.un.org/ a partir das 11h00 (horário de Brasília / 10h00, horário de Nova Iorque).

Serviço:

Data: 26 de junho de 2012
Horário:10h00
Local: PNUD em Brasília
Endereço: EQSW 103/104 - Lote 1 - Bloco D - Complexo Administrativo - Setor Sudoeste

Contato e mais informações:

Andrea Catta Preta
Assessora de Comunicação
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC
Brasil e Cone Sul
Tel: +55 (61) 3204-7206
Cel: +55 (61) 8118-0910
www.unodc.org/southerncone
www.twitter.com/unodcprt

Todas as notícias