AVISO DE PAUTA

UNODC Apresenta Relatório 2011 da JIFE sobre drogas e uso indevido de medicamentos

24 de fevereiro de 2012 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apresenta, na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, o Relatório 2011 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE). Lançado globalmente, o relatório traz um balanço sobre avanços e retrocessos no que se refere à produção, ao tráfico e ao consumo de drogas ilícitas e ao abuso de medicamentos em todo o mundo.

Este ano, em que a 1ª convenção internacional para o controle das drogas - Convenção do Ópio de 1912 - completa cem anos, o tema central do relatório aborda a exclusão social e a vulnerabilidade de comunidades marginalizadas a entrar num círculo vicioso de abuso e tráfico de drogas, violência, crime organizado, corrupção, falta de emprego, saúde precária e baixa educação.

O relatório também aponta para o uso das mídias sociais para a venda ilegal de drogas na Internet; ressalta o uso das "drogas de desenho" por traficantes para produzir estimulantes de tipo anfetamínico; e alerta sobre o uso indevido cada vez maior de drogas de prescrição.

No Brasil, o lançamento do relatório será feito no dia 28 de fevereiro, às 10h00 (horário de Brasília), na sala Sérgio Vieira de Mello, na sede do PNUD (EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D - Sudoeste), em Brasília. Haverá coletiva de imprensa para apresentar o relatório, com destaque para os dados referentes ao Brasil.

No Paraguai, o lançamento do relatório será feito no dia 28 de fevereiro, às 11h00 horas (horário de Assunção), na Casa das Nações Unidas (Mariscal López y Sarví), em Assunção. Haverá coletiva de imprensa para apresentar o relatório, com destaque para os dados referentes ao Paraguai.

A JIFE é um órgão independente de governos e das Nações Unidas que tem a responsabilidade de monitorar a obediência dos países em relação aos tratados internacionais de controle de drogas, assegurando que suprimentos adequados usados na fabricação de medicamentos estejam disponíveis para propósitos médicos e científicos.


Serviço:

Lançamento do Relatório 2011 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE)

Data: 28 de fevereiro de 2012

BRASIL

Horário: 10 horas (local)

Local: Sala Sérgio Vieira de Mello, na sede do PNUD (EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D - Sudoeste), em Brasília.

Contato para a imprensa:

Andrea Catta Preta - Assessora de Comunicação do UNODC

Tel. (+55 61) 3204 7206 / 8118 0910 email: andrea.cattapreta@unodc.org

PARAGUAI

Horário: 11 horas (local)

Local: Casa das Nações Unidas (Mariscal López y Sarví), em Assunção.

Contato para a imprensa:

Andrea Machaín - Oficial de Informação do Centro de Informação das Nações Unidas

Tel. (+595 021) 614 443 email: andrea.machain@unic.org

Mais informações:

andrea.cattapreta@unodc.org

Twitter: @unodcprt

http://www.unodc.org/southerncone

Todas as notícias