Nova iniciativa do UNODC trabalha com jovens para abordar o abuso de drogas

Youthimage03 de Fevereiro de 2012 - UNODC lançou uma iniciativa para os jovens, especialmente adolescentes,  utilizarem mídias sociais para discutir e  agir contra o uso abusivo de substâncias entorpecentes.

Por meio da rede social Facebook, jovens de todo o mundo vão se conectar para discutir, compartilhar, inspirar e aprender entre eles maneiras de promover um estilo de vida saudável  livre de drogas. O UNODC servirá como moderador nas discussões e conduzirá atividades postando temas mensais e compartilhando fontes confiáveis de informação sobre estratégias para a prevenção do uso de drogas.

"Esta é a primeira vez que o UNODC busca dar um papel claro para os próprios jovens agirem  em vez de ser  alvos passivos das atividades de prevenção conduzidas pelos programas tradicionais de prevenção", disse Gilberto Gerra, Chefe da Unidade de Saúde e Prevenção ao Uso de Drogas do UNODC.

"A Iniciativa Jovem busca capacitar  a juventude  para que ela atue baseada em seus próprios pontos de vista e necessidades.  É um apelo para os jovens começarem um diálogo aberto sobre o abuso de substâncias em suas escolas e comunidades,  tomarem medidas contra ele e defenderem a prevenção ao abuso de substâncias. Esperamos que grupos formados por jovens desenvolvam localmente suas próprias atividades, e que as compartilhem conosco e entre eles mesmos pelo mundo,  criando um movimento global" , acrescentou.

Liderando o processo em suas comunidades, os jovens vão promover ativamente uma vida livre de drogas ilegais, respeito à saúde, à coesão social e à solidariedade como alternativas para o isolamento e exclusão social. Alguns jovens que participem da iniciativa serão convidados para a sessão da Comissão de Entorpecentes das Nações Unidas a ser realizada en 2012 para apresentar seu olhar sobre como lidar com abuso de drogas e para aprender sobrea as políticas internacionais sobre drogas.

Em sua mensagem para o Ano Internacional da Juventude no ano passado, o Secretário- Geral Ban Ki-Moon disse, " O idealismo e a criatividade dos jovens são alguns dos recursos mais importantes de qualquer país. Os jovens já são líderes, combatendo a pobreza e a fome em suas comunidades, praticando estilos de vida ecológicos e saudáveis,  incentivando  o respeito e a tolerância por meio da música e da cultura. A ONU celebra e apoia todos esses esforços. Eu peço encarecidamente aos jovens de todos os lugares que olhem além das fronteiras de seus países. Colaborem com o mundo e sejam cidadãos globais"

Para saber mais sobre a Iniciativa Jovem, acesse: www.unodc.org/youth.

Acesse a página do Iniciativa Jovem do UNODC no Facebook

Todas as notícias