Mensagem do Secretário-General pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção

9 de dezembro de 2011 - A corrupção aflige todos os países, prejudicando o progresso social e reproduzindo desigualdade e injustiça.

Quando os fundos de desenvolvimento desesperadamente necessários são roubados por indivíduos e instituições corruptos, pessoas pobres e vulneráveis têm sua educação, saúde e outros serviços essenciais roubados.

Embora os pobres possam ser marginalizados pela corrupção, eles não serão silenciados. Em eventos em todo o mundo árabe e além neste ano, as pessoas comuns uniram suas vozes para denunciar a corrupção e exigir que seus governos combatam este crime contra a democracia. Seus protestos provocaram mudanças no cenário internacional que mal poderiam ter sido imaginadas apenas alguns meses antes.

Todos nós temos a responsabilidade de tomar medidas contra o câncer da corrupção

As Nações Unidas estão ajudando os países a combater a corrupção como parte de nossa campanha conjunta para ajudar a reforçar a democracia e boa governança.

A Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção é uma ferramenta poderosa na luta. Eu clamo a todos os governos que ainda não ratificaram a fazê-lo sem demora. Apelo também aos governos que incluam medidas anti-corrupção em todos os programas nacionais de apoio ao desenvolvimento sustentável.

O setor privado também tem muito a ganhar com uma ação efetiva. A corrupção distorce os mercados, aumenta os custos para as empresas e, em última instância, pune os consumidores. As empresas podem criar uma economia global mais transparente através de iniciativas anti-corrupção, incluindo o trabalho do Pacto Global das Nações Unidas.
Neste Dia Internacional Anti-Corrupção, vamos nos comprometer a fazer a nossa parte, combatendo a corrupção, envergonhando aqueles que a praticam e gerando uma cultura que valoriza o comportamento ético.

Todas as notícias