Funcionários do UNODC participam de atividade no Dia Mundial da Aids

02 de dezembro de 2011 - Nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro, todos os funcionários do UNODC no Brasil participaram de uma atividade baseada na campanha 'O Estigma Alimenta o HIV'. Lançada ontem, a campanha busca promover, entre os funcionários e colaboradores da ONU, a conscientização sobre o impacto negativo provocado pelo estigma associado ao HIV.

Os funcionários assistiram a vídeos e receberam material com informações sobre o HIV e a Aids. Segundo a campanha, o "Estigma é uma percepção negativa que infecta aquelas pessoas com pouco conhecimento, levando à rejeição, inclusive no ambiente de trabalho". Muitas vezes, outras pessoas temem o resultado do exame de HIV e, por isso, acabam deixando de buscar tratamento e cuidados que poderiam salvar suas vidas e reduzir o potencial de transmissão do vírus.

As atividades, no UNODC, foram implementadas pela Unidade de Saúde e Desenvolvimento. A campanha é uma iniciativa do UN Cares (Programa da ONU sobre o HIV no ambiente de trabalho) e do UN Plus (Grupo de funcionários da ONU que vivem com HIV), e visa acabar com o 'Estigma' dentro da ONU, permitindo que as pessoas vivendo com HIV possam desenvolver seu pleno potencial dentro de um ambiente de trabalho livre de discriminação.

Os materiais da campanha em cinco idiomas estão disponíveis no website ( bestigmafree.org/pr)

Veja as fotos da atividade no UNODC

Todas as notícias