A Aids pode estar mais perto do fim

No Dia Mundial da Aids, representantes das Nações Unidas ressaltam os avanços conquistados nos 30 anos de Aids e dão novo impulso à Estratégia Global "Chegando a Zero". A promoção do acesso a ações de prevenção e tratamento, o enfrentamento do estigma e da discriminação e o respeito aos Direitos Humanos são consideradas ações-chave. Segundo líderes da ONU, o acesso a tratamentos com antirretrovirais e a serviços de saúde abrangentes para portadores do vírus HIV, bem como a ações de prevenção entre as populações mais vulneráveis como jovens, profissionais do sexo, usuários de drogas, homossexuais e transsexuais fizeram com que hoje o HIV possa ser evitado. Confira a mensagem para os Dia Mundial da Aids do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; do diretor-executivo do UNAIDS, Michel Sidibé; e do diretor-executivo do UNODC, Yuri Fedotov.

Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

"Entre as populações em risco, a situação está mudando. Acesso a serviços para prevenir a infecção pelo HIV ajuda os jovens, profissionais do sexo e seus clientes, usuários de drogas injetáveis, homens que fazem sexo com homens e pessoas transexuais para assumir o controle sua própria saúde para alcançar um bem maior." Veja a mensagem na íntegra.

 

Diretor-executivo do UNAIDS, Michel Sidibé

"O abismo entre o tratamento e a prevenção acabou. Agora tratamento é prevenção... A divisão entre a saúde e a aids/SIDA diminuiu, à medida que a aids/SIDA sai do isolamento e entra em serviços integrados e holísticos de saúde. A resposta à aids/SIDA abriu o caminho para um sistema de saúde centrado em pessoas, um sistema que valoriza e restabelece o respeito e a dignidade de cada indivíduo." Veja a mensagem na íntegra.

 

Diretor-executivo do UNODC, Yuri Fedotov

"Estratégias exitosas incluem tratamento de dependência de drogas, oportunidades de bem-estar e intervenções para o HIV em centros integrados e bem coordenados; ampliação das ações cooperação e das parcerias com organizações da sociedade civil; respeito aos direitos humanos. E os resultados falam por si." Veja a mensagem na íntegra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visite o site da Campaña Global 2011

Todas as notícias