18 de novembro de 2011 - Em um esforço para reforçar a luta contra o narcotráfico e o crime organizado na região, o Escritório Regional da Interpol para a América do Sul realizou a Reunião Americana de Agências Nacionais relacionadas à luta contra o tráfico de drogas na América do Sul, de 09 a 11 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.

Sob o tema "Situação Regional do Fluxo de Drogas: Rumo a Estratégias e Modelos Táticos de Combate Transnacional", o encontro teve a finalidade de fortalecer a cooperação internacional na América do Sul em matéria de luta contra o narcotráfico e o crime organizado.

Durante a reunião, especialistas da Interpol, acadêmicos e representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela trocaram informações e boas práticas em seus esforços, tarefas e conhecimento direta ou indiretamente relacionados à luta contra o tráfico de drogas.

O objetivo é preparar conjuntamente um diagnóstico da situação atual do tráfico de drogas na América do Sul e propor um modelo - em nível operativo e de ação - de estratégia de intervenção transnacional em áreas específicas da cadeia de produção e do tráfico de drogas.

Durante a reunião, o representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen, apresentou uma visão geral das tendências do narcotráfico na América do Sul e destacou o papel da cooperação internacional para combater o crime organizado transnacional.

Sobre experiências de cooperação internacional, o Assessor Sênior do UNODC para Prevenção ao Crime e o Fortalecimento da Justiça Criminal no país, José Manuel Martinez, apresentou o Plano de Ação do UNODC sobre Cooperação Internacional para uma Estratégia Integrada.

Todas as notícias