A luta contra o mundo do contrabando através do controle de containeres

11 de maio de 2011 - Mais de duas toneladas de cocaína e numerosos artefatos culturais tem sido apreendidos nos últimos dois meses como parte do trabalho do primeiro grupo interagencial de identificação de containeres portuários.

Em 9 de abril de 2011, cães farejadores de drogas descobriram aproximadamente 290 kg de cocaína em uma carga de bananas destinadas à Espanha. Isto seguiu uma apreensão no dia anterior quando 1.000kg de cocaína foram encontrados escondidos em uma carga de abacaxis destinada ao porto de Antuérpia na Bélgica e a apreensão do 1 de maio pelo grupo quando interceptaram 796 kg de cocaína que tinha sido escondido dentro de lombos de atum pré-cozido. De acordo com os oficiais do grupo, os containeres foram identificados como de alto risco baseado no treinamento recebido pelo grupo pelo Programa de Controle de Containeres (CCP) lançado em 2003, articulado pelo UNODC e a Organização Mundial de Aduanas (WCO).

No final de fevereiro autoridades do Equador apreenderam uma carga ilegal de madeira de teca no porto de Contecon, indo para Nhava Sheva na Índia. No mesmo período, uma variedade extensa de peças de patrimônio cultural incluindo pinturas e esculturas foram encontradas sendo contrabandeadas para fora do país e com destino à Argentina e França. Além das peças arqueológicas destinadas à Europa que foram apreendidas, autoridades descobriram espécies de animais protegidos que estavam sendo enviados para fora do país ilegalmente. Três semanas atrás, em 20 de abril, autoridades do porto panamenho de Balboa descobriram 119 kg de cocaína escondidos entre containeres de café instantâneo destinados à Gdynia, Polônia.

"Mais de 90 por cento do comércio mundial é feito por vias marítimas, e esses fluxos estão crescendo rapidamente. Isso faz o contrabando por containeres cada vez mais atrativo para os criminosos, e mais difícil de detectar. Enquanto mais de 420 milhões de containeres marítimos se movem pelo mundo todo ano, somente dois por cento são inspecionados. Essa situação é uma real e séria ameaça para a segurança da cadeia de abastecimento do comércio internacional e que é crítica para o desenvolvimento sustentável," disse Yury Fedotov, Diretor Executivo do UNODC.

No Paquistão em outubro do ano passado, oficiais no porto de Qasim apreenderam 226 kg de cocaína, a primeira apreensão de cocaína no país e a maior apreensão de drogas na região. Em março de 2010, autoridades no mesmo porto apreenderam 15,8 toneladas de anidrido acético, o precursor usado para produzir heroína do ópio, marcando como a maior apreensão do químico de todos os tempos no Paquistão. Isso foi seguido por uma apreensão em março de 2011 de 245 kg de efedrina - outro químico precursor - pela Unidade de Controle de Aduana do Paquistão em Karachi em um container destinado à Austrália.

Em outubro de 2010, a África Ocidental informou uma apreensão de 125 kg de cocaína no porto de Tema em Gana, e mais de uma tonelada de maconha dois meses antes no porto senegalês de Dakar. O UNODC e a Organização Mundial de Aduanas agora planejam expandir o Programa de Controle de Containeres ao Afeganistão, Azerbaijão, Geórgia, Guatemala, Iran e Cazaquistão.

"O CCP mundial tem conseguido e continua conseguindo resultados espetaculares, interceptando cargas marítimas de drogas ilícitas, espécies ameaçadas, materiais perigosos e artefatos culturais roubados. Mais de 36 toneladas de cocaína, 26 toneladas de maconha, e aproximadamente 770 toneladas de precursores químicos foram apreendidas desde março de 2006, e o UNODC está trabalhando para dobrar este sucesso com um programa orientado para aeroportos internacionais na África Ocidental e na América do Sul, disse o Sr. Fedotov.

Todas as notícias