Exploração no século 21 - Atriz de Hollywood fala durante lançamento de Fundo da ONU para as vítimas do tráfico humano

08 de março de 2011. Uma indústria global no valor de aproximadamente 32 bilhões de dólares. Milhões de mercadorias que circulam o tempo todo. É esta uma das atuais grandes histórias de sucesso empresarial? Dificilmente - este é o mundo ilícito do tráfico de seres humanos, uma grande rede que vê em torno de 2,4 milhões de mulheres, crianças e homens presos em condições análogas à escravidão. Por meio da exploração sexual,do trabalho forçado,da servidão doméstica e mendicidade infantil, pessoas do mundo inteiro são mantidas contra sua vontade.
Em 8 de março - Dia Internacional da Mulher - o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) anunciou um novo mecanismo de Pequenas Doações para as vítimas do tráfico de seres humanos - um movimento simbólico, dado que dois terços das vítimas do tráfico são mulheres e crianças.
Durante o lançamento, a Embaixadora da Boa Vontade do UNODC e vencedora do Oscar, a atriz Mira Sorvino fez um chamado para a necessidade de priorizar as respostas às vítimas: "Por meio do meu trabalho em várias partes do mundo eu vi com meus próprios olhos a dor indescritível das vítimas do tráfico de pessoas: desde meninas roubadas de suas casas ou vendidas pelos próprios pais para o trabalho sexual, a homens escravizados e obrigados a realizar um trabalho torturante, até crianças cuja inocência e segurança são arrancadas por adultos cuja única preocupação é o lucro. Como defensora das vítimas na luta contra o tráfico de seres humanos, eu incentivo todos e cada pessoa a trabalharmos juntos no combate a este crime: esse tipo moderno de exploração moderna só existe porque a toleramos".
Como parte do Fundo Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas do Tráfico de Seres Humanos, gerido pelo UNODC, cerca de 1 milhão de dólares foram mobilizados, com subsídios a serem emitidos nos próximos meses para organizações que estão na linha de frente, ajudando as pessoas mais afetadas por este crime.
Ao falar sobre o evento, o diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, comentou as medidas que estão sendo adotadas para impulsionar uma aproximação mais focada nas vítimas do tráfico de seres humanos: "O lançamento destes subsídios - Fundo de Pequenas Doações ("Small Grants Facility") é o primeiro passo concreto do Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas da Assembléia Geral da ONU, aprovado em 2010. Como uma ação de abordagem coordenada e global para acabar com tráfico de seres humanos em todas as suas formas, o Fundo vai fazer uma diferença real na vida daqueles que mais precisam ".
Compartilhando seu historia de terror como uma vítima do tráfico de pessoas, "Miss S", uma lituana traficadas para o Reino Unido para fins sexuais, falou sobre as necessidades das vítimas e da importância crucial de organizações de base na resposta a estas: "Nós apenas queremos ser tratados com respeito, como pessoas "normais". Frequentemente, pode ser difícil ter acesso a serviços bancários, oportunidades de emprego e educação. Nós não queremos ser julgados - nós só queremos ser ajudados a levar uma vida tão normal quanto for  possível".
O UNODC estima que só na Europa, o tráfico de seres humanos movimenta cerca de 3 bilhões de dólares por ano, com cerca de 140.000 pessoas presas em um ciclo vicioso de violência, abuso e degradação em todo o continente. Globalmente, os índices são perturbadores: 1 em cada 5 vítimas é criança e nas regiões mais pobres esse percentual é drasticamente maior: "Nossos semelhantes, seres humanos, são vendidos como mercadorias - é hora de renovar a nossa posição em relação a essa prática terrível e trabalhar para vencer este crime", acrescentou Fedotov.
O Fundo Voluntário apoia iniciativas atuais, nos campos da ajuda humanitária, jurídico e financeiro voltadas para as vítimas do tráfico por meio de uma série de caminhos e oferece uma oportunidade às pessoas de todas as esferas da vida a contribuir de forma significativa e a assistir às vítimas do tráfico humano a retomarem suas vidas e reconstruírem o seu futuro.

Informações para a mídia:
Preeta Bannerjee, Oficial de Informação Pública, UNODC
T: (43-1) 26060-5764 | Cel.: (43-699) 1459-5764 | E: preeta.bannerjee @ unodc.org
Ou
Kevin Town, Oficial de Informação Pública, UNODC
T: (43-1) 26060-5575 | Cel.: (43-699) 1459-5575 | E: kevin.town@unodc.org

Consultas sobre o Small Grants Facility :
Tuesday Reitano, gestor do fundo fiduciário, UNODC
T: (43-1) 26060-5116 / E: victimsfund@unodc.org

Todas as notícias

Escravidão no século 21 - Atriz de Hollywood fala durante lançamento de Fundo da ONU para as vítimas do tráfico humano