Governos se reúnem para discutir o enfrentamento às ameaças do crime organizado transnacional

14 de outubro de 2010 - O progresso nos esforços internacionais para combater o crime organizado transnacional será o foco da quinta sessão da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre o Crime Organizado Transnacional, também conhecida como a Convenção de Palermo. Uma década após a adoção do instrumento,  os Estados Partes se reúnem em Viena, entre os dias 18 e 22 de outubro, para fazer um balanço dos esforços para combater este flagelo.
A Convenção de Palermo, juntamente com seus protocolos sobre o tráfico de pessoas e armas de fogo, bem como sobre o contrabando de migrantes, constitui a base jurídica para a cooperação internacional contra todos os tipos de crimes graves. Ministros e funcionários dos Estados-Membros vão abordar uma série de questões que exigem respostas eficazes no que diz respeito à esfera legal, à aplicação da lei e da justiça penal, incluindo questões novas e emergentes, como crimes ambientais, tráfico de bens culturais e crimes cibernéticos.
Até o momento, 157 Estados ratificaram a Convenção de Palermo, que constitui a base global de extradição e assistência jurídica mútua. Como tal, representa uma poderosa ferramenta para a cooperação contra as redes criminosas, seus líderes e as redes da máfia operando mundialmente.
O evento será transmitido pela internet e a agenda está disponível no endereço www.unodc.org.

Eventos paralelos

Durante toda a sessão, um extenso programa de eventos paralelos também será aberto à imprensa. Haverá apresentações, incluindo uma sobre gangues, grupos armados e armas pela Small Arms Survey, outra sobre o exame de documentos fraudulentos pela área forense do UNODC e autoridades dos Estados Unidos, além de apresentação do Instituto Cibercrime. Haverá também eventos sobre diferentes aspectos do tráfico de seres humanos. Os participantes também poderão visitar duas exposições sobre gangues e tráfico de seres humanos.

Cartazes da Quinta Sessão da Conferência das Partes

Cartaz da Conferência (PDF inglês)

Cartaz Tráfico de Pessoas (PDF inglês)

Cartaz Contrabando de Migrantes (PDF inglês)

Cartaz Armas de Fogo (PDF inglês)

Todas as notícias