Secretário-Geral apresenta novo diretor-executivo do UNODC

3 de setembro de 2010 - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apresentou o novo diretor-geral do Escritório das Nações Unidas em Viena e diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNODC, Yury Fedotov. A apresentação foi feita durante uma conferência de imprensa no Ministério das Relações Européias e Internacionais da Áustria.

"Eu o escolhi devido ao seu forte comprometimento com a causa das Nações Unidas, suas credenciais, conhecimento e experiência como destacado ex-ministro das Relações Exteriores da Rússia e embaixador russo no Reino Unido. Eu estou certo de que ele será um dos mais exemplares e distinguidos líderes das Nações Unidas. Conto com a continuidade da cooperação com ele e estou certo de que ele também estará muito comprometido com o trabalho junto a vocês", disse Ban.

Fedotov, que assume oficialmente em Viena no próximo dia 13 de setembro, integrou a delegação do secretário-geral durante visita bilateral à Áustria.

Ele vai liderar a agenda do UNODC, incluindo temas como o Estado de Direito; análise de políticas e tendências; prevenção, tratamento e reintegração; e desenvolvimento alternativo. O UNODC é líder global no combate às drogas ilícitas e ao crime internacional, e tem como mandato assistir os Estados-membros na luta contra as drogas ilícitas, o crime e o terrorismo.

Diplomata de destaque, Fedotov já representou a Rússia nos órgãos deliberativos mais importantes das Nações Unidas, incluindo o Conselho de Segurança e a Assembléia Geral. Ele também serviu na Algéria e na Índia e integrou a Comissão das Nações Unidas de Vigilância, Verificação e Inspeção no Iraque. Fedotov já foi homenageado com a Ordem da Amizade, diversas medalhas, além do Certificado de Apreço, concedido pelo presidente da Federação Russa.

Todas as notícias