Secretário-Geral Ban Ki-moon inaugura a primeira academia anti-corrupção do mundo

02 de setembro de 2010 - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon inaugurou hoje a Agência Internacional Anti-corrupção em Viena. "O lançamento da Academia Internacional Anticorrupção é um marco nos esforços da comunidade internacional de lutar contra a corrupção. A Academia tem um grande potencial de avançar nos objetivos traçados na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção", disse Ban Ki-moon ao inaugurar a Academia.

Ban Ki-moon disse ainda que enquanto no passado a corrupção era frequentemente percebida como um fato do dia-a-dia, hoje as atitudes estão mudando. "Em todo o mundo, a intolerância em relação à corrupção está crescendo. A criação desta Academia responde não só a este crescente sensação de ultraje e de injustiça, mas também a uma necessidade urgente de treinar os especialistas que precisamos para controlar esta ameaça global".

Ressaltando que métodos tradicionais se comprovam ineficazes para os novos tipos de corrupção, especialmente os crimes financeiros, Ban Ki-moon disse que a Academia vai criar uma nova geração de líderes nos setores público e privado - uma rede global de profissionais talentosos, com um pensamento unificado; enquanto o currículo deles e suas atividades vão complementar a assistência técnica oferecida nessas áreas pelo UNODC, guardião da Convenção.

"Apesar de entendermos mais sobre as causas e os efeitos da corrupção, tem sido difícil combatê-la. Um dos nossos maiores gargalos é que não sabemos como mensurá-la - uma necessidade essencial na nossa luta contra um inimigo invisível. A melhor coisa que nós podemos fazer agora é medir a percepção do público sobre a corrupção. Mas medir essa percepção é como medir a fumaça em vez de ver o fogo", complementou Ban Ki-moon.

"A criação de uma instituição de conhecimento preciso sobre um assunto pouco pesquisado e compreendido vai jogar luz sobre negociações obscuras. Se nós podemos calcular inflação e PIB, não deve estar fora do nosso alcance ou habilidades desenvolver uma medida eficaz e científica para a corrupção", disse.

Ao passo que o conhecimento se aprofundar e disseminar, ele vai criar as condições para uma mudança, permitindo aos governos e outros parceiros estratégicos a construção de políticas baseadas em evidências. O conhecimento também vai conferir poder às comunidades para que elas façam parte da solução em vez de serem meras vítimas da corrupção. Armados com conhecimento os cidadãos podem exigir seus direitos e construir seus próprio futuro", disse Ban Ki-moon.

A Academia vai oferecer programas específicos, incluindo cursos para estudantes de países em desenvolvimento. Os alunos vão obter certificação acadêmica enquanto intercambiam idéias e contatos no campus.

A Academia é fruto de uma parceria entre o governo da Áustria, o UNODC e o Escritório Europeu Anti-fraude. O governo da Áustria cedeu um espaço em Laxenburg, próximo a Viena, para ser a sede da Academia, que deve se tornar uma organização internacional em 2011. Esta é a primeira instituição educacional do mundo dedicada a combater a corrupção e vai treinar gestores de políticas governamentais, o setor privado e a sociedade civil, bem como juizes, investigadores, oficiais policiais, fiscais e acadêmicos do mundo inteiro.

Cerca de mil pessoas, de 90 países, participaram da cerimônia de inauguração da Academia, no Palácio de Hofburg, em Viena. Depois da cerimônia, Ban Ki-moon visitou o campus onde os primeiros cursos já estão sendo ministrados.

Todas as notícias

Links Relacionados

Site da Academia Internacional Anticorrupção

Discurso do Secretário-general Ban Ki-moon (em inglês) (pdf)

Cada NÂO Conta (UNODC Campaña contra a Corrupção)