Simpósio de Saúde de Adolescentes e Jovens discute compromissos para a nova década

09 de agosto de 2010 - "Compromissos para a nova década". Esse é o tema do 1º Simpósio de Saúde de Adolescentes e Jovens, realizado nos dias 09 e 10 de agosto, em Brasília. Organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana da Saúde, a OPAS/OMS no Brasil, o Fundo de População das Nações Unidas - UNFPA e com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o Brasil e Cone Sul, o simpósio busca aprofundar a discussão de políticas de prevenção, tratamento e atenção integral à saúde do adolescente e do jovem, com enfoque no papel do jovem.

Durante a abertura do simpósio, o representante do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Bo Mathiasen, ressaltou a importância de debater a juventude no âmbito da saúde. "É de fundamental importância que em um momento como este, seja garantindo aos jovens o acesso a informação de qualidade para promover autonomia decisória, serviços de saúde, participação efetiva e uma abordagem de Direitos Humanos, na perspectiva de se trabalhar o estigma e o preconceito", ressaltou.

Ao longo dos dois dias do simpósio serão discutidas políticas públicas e diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens e o papel deles na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a importância de promover uma educação permanente.

Ao todo serão promovidas seis mesas de diálogo com temas sobre a promoção e prevenção em saúde sexual e saúde reprodutiva, solidariedade e prevenção de violências, participação juvenil na saúde, o uso de Álcool e outras Drogas, gravidez na adolescência e juventude, trabalho e saúde.

Temas como esses foram apontados no Plano de Ação para a Saúde do Adolescente e do Jovem, aprovado no 49º Conselho Diretor da OPAS. O plano tem como base as metas previstas nos Objetivos do Milênio e servirá de guia para a preparação de planos nacionais de saúde, atuais e futuros, voltados para adolescentes e jovens entre 2010 e 2018. Mais informações


Todas as notícias