UNODC reforça a segurança marítima na América Central

Foto: UNODC23 de junho de 2010 - Como intuito de reforçar as medidas contra o crime organizado na América Central, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou o Centro de Excelência em Segurança Marítima na Cidade do Panamá e inaugurou um Escritório Regional de Programa para a América Central, Cuba e República Dominicana. Essas iniciativas buscam prevenir que mercadorias ilícitas e contrabandeadas ingressem nos mercados globais por meio dos portos.

"A maior parte do comércio mundial é transportada em contêineres. Isso significa que os contêineres são também os principais meios de transporte de mercadorias ilícitas", disse o Vice-Diretor Executivo do UNODC, Francis Maertens. "Uma melhor segurança nos contêineres pode aumentar os riscos e reduzir os benefícios para o crime organizado", acrescentou.

O Programa de Controle de Contêineres do UNODC e da Organização Mundial das Alfândegas ajuda os países a identificar cargas suspeitas por meio de ações de inteligência e do compartilhamento de informações em tempo hábil. Desde que foi iniciado, em 2006, em oito países (Cabo Verde, Costa Rica, Equador, Gana, Paquistão, Panamá, Senegal e Turcomenistão), o programa já obteve resultados consideráveis, com a apreensão de 38 toneladas de cocaína, 770 toneladas de precursores químicos e 1.550 toneladas de madeira ilegal.

Melhorar a segurança dos contêineres nos portos do Panamá é também uma prioridade, já que, a cada ano, mais de 11 milhões de contêineres passam pelo Canal do Panamá. Desde que ingressou no Programa Global de Controle Contêineres, em outubro de 2009, o Panamá tem aumentado significativamente o número de apreensões de mercadorias ilegais escondidas em contêineres. "Graças às ações de inteligência e ao compartilhamento de informações, em apenas sete meses, as autoridades panamenhas conseguiram confiscar 146 contêineres que transportavam drogas e mercadorias contrabandeadas, avaliadas em mais de 20 milhões de dólares", disse Martens.

O recém-inaugurado Centro de Excelência na Cidade do Panamá ajudará a diagnosticar ameaças para a segurança marítima e servir como uma fonte de conhecimento, de formação e de coleta e análise de dados. O centro dará também um direcionamento estratégico e possibilitará a realização de treinamentos em técnicas de pesquisa, segurança, controle marítimo, tráfico de seres humanos e manipulação de cargas perigosas e tóxicas. O novo centro operacional do UNODC na Cidade do Panamá também permitirá ao UNODC oferecer serviços mais eficazes de aconselhamento aos países da região.

O fluxo de drogas dos países andinos em direção à América do Norte é uma preocupação central. "Cerca de 70% dos crimes na América Central estão diretamente ligados ao tráfico de drogas", diz o Ministro das Relações Exteriores do Panamá, Juan Carlos Varela. "Esse reforço na segurança marítima ajudará os governos da região a enfrentar a ameaça comum do crime organizado".

Todas as notícias