UNODC lança seu Relatório Anual 2010

Imagem: UNODC8 de abril de 2010 - O UNODC divulgou nesta quinta-feira seu Relatório Anual 2010. "O relatório mostra como a saúde, a segurança e a justiça são os antídotos para as drogas, o crime e o terrorismo", disse o diretor executivo do UNODC, Antonio Maria Costa. "O Relatório 2010 do UNODC nos mostra a tarefa extraordinária realizada por este pequeno escritório. Essa é mais uma prova de como Viena tornou-se uma referencia para as questões de segurança humana e como as Nações Unidas podem prestar assistência nesse campo para salvar as pessoas do problema das drogas e do crime", disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, durante visita oficial à Áustria.

O relatório inclui os diferentes aspectos do trabalho do UNODC no mundo: promoção do tratamento para a dependência de drogas, desenvolvimento alternativo, melhoria dos sistemas de justiça criminal, reforço da integridade e redução da vulnerabilidade ao crime. Cada capítulo do relatório é ilustrado por fotos e relatos pessoais, como os de um sobrevivente do tráfico, um funcionário de prisão, um fazendeiro de cacau e um dependente de drogas em processo de recuperação.

O relatório também explica como o UNODC desenvolve seu trabalho de investigação, incluindo a sua crescente capacidade de realizar serviços de natureza científica e forense. O documento inclui ainda uma avaliação sobre os recursos requisitados pelo UNODC para investimento nas áreas de seus mandatos: "Atualmente, os recursos disponíveis são ínfimos em comparação às gigantescas ameaças que enfrentamos", disse Costa.

Um dos principais temas do relatório é a ameaça representada pelo crime organizado. A questão está no topo da agenda internacional. O crime organizado tem sido debatido no Conselho de Segurança por várias vezes nos últimos seis meses e será o foco do XII Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que será realizado em Salvador, Brasil, na próxima semana (12-19 de Abril), assim como da V Sessão da Conferência das Partes da Convenção contra o Crime Organizado Transnacional, que se realizará em Viena, em outubro. "O ano de 2010 - que marca o 10º  aniversário da Convenção de Palermo - deve ser o ano para que a resposta internacional ao crime organizado seja reforçada", disse Costa.

"Há uma abundância de más notícias sobre drogas e crime. Este relatório mostra que estas ameaças podem ser tratadas de maneira a trazer benefícios para a sociedade, ou seja, melhorando a saúde, a segurança e a justiça para todos" , disse Costa.

Informações adicionais

Relatório Anual 2010 do UNODC (texto integral, em inglês)
Press Release global (em inglês)

Para receber uma cópia impressa do relatório, escreva para: info@unodc.org.

Todas as notícias