CGU divulga resultado do 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens

5 de março de 2010 - A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os vencedores do seu 1º Concurso de Curtas-Metragens, realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que teve como tema Luta Contra a Corrupção: Compromisso de Todos. A Comissão Julgadora selecionou dois projetos inéditos, com duração de cinco a dez minutos, que receberão apoio financeiro da CGU e do UNODC, até o limite de R$ 70 mil cada um, para sua realização.

As duas propostas que melhor desenvolveram o tema e foram vencedoras são: "A Fábula da Corrupção", de Lisandro Santos (1º lugar); e "E aí, qual é da corrupção?", de Denise Tavares da Silva (2º lugar). A Comissão também selecionou dois projetos, classificados como o terceiro e quarto melhores, para compor quadro de reserva, conforme previsto no regulamento: "Freeway", de Jaime Lerner (3º lugar); e "Um dia quente para uma nota fria", de Alexandre Augusto Sivolella Barreiro e Álvaro Fernandez Furloni (4º lugar).

Foram recebidas 61 propostas, e o resultado revela a diversidade dos projetos analisados: o primeiro e o segundo colocados são, respectivamente, uma animação e um documentário; e dois filmes ficcionais - um humorístico e outro dramático - foram o terceiro e o quarto colocados.

Pelo regulamento, as estórias deveriam ser dirigidas ao público em geral, envolver a sociedade, estimular a cultura ética e o combate à corrupção, além de promover o debate e a reflexão sobre a importância da participação ativa dos cidadãos no acompanhamento e controle da gestão pública.

Os critérios de seleção das propostas estabelecidos no regulamento foram originalidade, criatividade, qualidade técnica, roteiro, detalhamento da proposta, viabilidade técnica e comercial, qualidade e robustez da proposta, capacidade técnica da equipe e da empresa e pertinência com os temas especificados.

Leia mais sobre o concurso

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União
(61) 2020 6740 / 6850 / 7187 / 7271
www.cgu.gov.br
imprensacgu@cgu.gov.br

Todas as notícias