Centro regional de inteligência é inaugurado no Cazaquistão

10 de dezembro de 2009 - O Centro Regional de Informação e Coordenação da Ásia Central (CARICC) foi inaugurado ontem em Almaty, Cazaquistão. O centro faz parte dos esforços recentes para fortalecer a cooperação em matéria legal entre os países mais afetados pelo tráfico de drogas proveniente do Afeganistão. De acordo com estimativas do UNODC, entre 75 e 80 toneladas de heroína são contrabandeadas anualmente do Afeganistão para a Rússia por meio da Ásia Central. Somente cerca de 5% são apreendidas na região.

O tráfico de drogas na Ásia Central "é uma ameaça à segurança porque traz dinheiro e poder para grupos criminosos e forças rebeldes, dirime o desenvolvimento ao criar instabilidade e espalhar a corrupção, e põe em risco a saúde ao propagar o vício e o HIV," advertiu o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em uma mensagem entregue por seu Representante Especial, Miroslav Jenca, chefe do Centro das Nações Unidas para Diplomacia Preventiva na Ásia Central. "Esse é problema transnacional que requer uma solução regional," disse o Secretário-Gera

"O CARICC irá facilitar o intercâmbio de inteligência para identificar e interromper redes de tráfico, fortalecer a capacidade regional de justiça penal e construir segurança e confiança entre os vizinhos," disse o Jenca, representando o Secretário-Geral. "O Centro também oferece uma oportunidade de fortalecer parcerias entre organizações ativas na região, incluindo ONU, SCO, OSCE, UE, OTAN, CSTO, CEI, ECO*, entre outras," disse.

"O Centro é o resultado concreto de nossos esforços comuns," disse Kairat Umarov, vice-ministro das relações exteriores do Cazaquistão. "Espero que, no futuro próximo, nós possamos ver os resultados das atividades do centro, que seriam, idealmente, um decréscimo significativo no tráfico de drogas em nossos países e uma redução na ameaça das drogas em geral."

A parceria antinarcóticos na Ásia Central tem sido fortalecida nos últimos anos entre os países signatários do Memorando de Entendimento sobre Cooperação Sub-regional para o Controle de Drogas de 1996, que inclui os cinco países da Ásia Central, o Azerbaijão e a Rússia, bem como o UNODC e a Rede de Desenvolvimento Aga Khan. Nos dias 8 e 9 de dezembro, a 8ª reunião de revisão do Memorando de Entendimento foi realizada no Cazaquistão.

O Diretor-Executivo Adjunto do UNODC, Francis Maertens, parabenizou o CARICC por ser "uma das conquistas mais importantes dos Estados do Memorando de Entendimento, da qual todos podemos nos orgulhar". Ele enfatizou que a Ásia Central possui o maior portfólio regional de drogas e crime (US$ 78 milhões por ano e continua aumentando).

Para mais informações sobre o CARICC, acesse: http://www.caricc.org

*Organização para Cooperação de Xangai (SCO), Organização para Cooperação e Segurança na Europa (OSCE), União Européia (EU), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), Comunidade de Estados Independentes (CEI) e Organização de Cooperação Econômica (ECO).

Todas as notícias