"Eu vivo meus direitos"

Photo: UNODC1º de dezembro de 2009 - Desde o início da pandemia de Aids, aproximadamente 60 milhões de pessoas têm sido infectadas com o vírus HIV e mais de 20 milhões morreram. Estimativas do UNAIDS, publicadas na semana passada, indicam que 33,4 milhões de pessoas no mundo todo vivem com o HIV, das quais 15,7 milhões são mulheres e 2,1 milhões são crianças com menos de 15 anos de idade.

O tema do Dia Mundial de Luta contra a Aids 2009, celebrado hoje, é "acesso universal e direitos humanos." Pessoas vivendo com HIV, ou que são vulneráveis à infecção, têm direito a tratamento de saúde e a uma vida livre do estigma e da discriminação.

O UNODC ajuda as pessoas a viverem seus direitos, particularmente aqueles que estão marginalizados e sob risco, como usuários de drogas, vítimas de tráfico de seres humanos e presos. Isso é parte de uma assistência mais ampla do UNODC aos Países Membros, que inclui atividades no tratamento da dependência de drogas, de prevenção ao uso de drogas, de desenvolvimento dos sistemas de justiça criminal, com a adoção de um tratamento mais humano nas prisões, além da proteção à saúde dos cidadãos vulneráveis ao tráfico de seres humanos.

"Progredimos em algumas partes do mundo, mais ainda existem evidências incômodas de novas epidemias entre usuários de drogas em prisões, particularmente na África", afirmou o diretor-executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, em sua mensagem especial para o dia.

O UNODC, junto com os outros membros da família UNAIDS, está aumentando seus esforços para alcançar o acesso universal à prevenção e ao tratamento de HIV, de acordo com os resultados previstos no Programa de ação do UNAIDS para 2009-2011. O plano pede uma ação conjunta voltada para o atendimento das pessoas com maior vulnerabilidade e novas medidas destinadas à quebra de barreiras sociais, políticas e estruturais que limitam a prevenção e o tratamento do HIV.

"A principal meta é evitar as infecções por HIV e as mortes correlatas, aumentar a qualidade de vida das pessoas que convivem com o vírus e contribuir com o objetivo do milênio de reverter a epidemia da AIDS", acrescentou Costa.

Por esse motivo, no Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2009, o UNODC enfatiza a importância que cada cidadão tem, incluindo aqueles que estão em situação de risco, de viver plenamente seus direitos.

Enquanto isso, como parte das atividades para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o UNODC organizou uma apresentação especial dos estudantes da Escola Internacional de Viena. Os alunos, entre outras atividades, soltaram mais de 500 balões vermelhos no Centro Internacional de Viena como maneira de lembrar aqueles que sucumbiram à epidemia nos últimos anos.

Leia a mensagem do diretor-executivo do UNODC por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Todas as notícias