Novo relatório sobre a tendência das drogas sintéticas na Ásia

Photo: UNODC26 de novembro de 2009 - O Sudeste e o Leste da Ásia enfrentam um crescente desafio em relação às drogas sintéticas, especialmente com estimulantes de tipo anfetamina (ATS, na silha em inglês) devido à sua ampla disponibilidade e à rápida adaptação a mercados em constante mudança.

Enquanto os países da região ampliam suas ações para conter o problema, um novo relatório do UNODC destaca a necessidade contínua de esforços conjuntos nos níveis nacional e regional. O relatório Padrões e Tendências de Estimulantes do Tipo Anfetamina e outras Drogas no Leste e no Sudeste da Ásia 2009 foi lançado hoje em Bangkok, na Tailândia.

O relatório busca gerar um melhor entendimento da situação dos estimulantes de tipo anfetamina e promover a criação de políticas e de programas baseados em evidências científicas apropriadas à abordagem da questão. O relatório demonstra, dentre outros aspectos, que países do Leste e Sudeste da Ásia têm capacidades distintas no que se refere ao monitoramento e à reação às ameaças trazidas pelas drogas sintéticas.

O número de países que relatam o abuso de meta-anfetaminas como principal droga de abuso se manteve o mesmo nos últimos quatro anos. Contudo, a "meth" como é conhecida, tornou-se rapidamente proeminente em alguns países, que agora a classificam como segunda droga mais popular.

No caso do ecstasy, não há registro de que seja a droga mais comum nos em nenhum país do Leste e Sudeste da Ásia, mas é a segunda droga mais utilizada na Austrália, na Indonésia e na Nova Zelândia. A informação sobre a situação das drogas no Leste e no Sudeste da Ásia é limitada, mas sugere que algumas drogas vendidas como ecstasy, na verdade frequentemente contêm outras substâncias, tais como a quetamina e a meta-anfetamina. .

O relatório também demonstra que um número crescente de fábricas de drogas sintéticas foram desativadas na região durante os últimos cinco anos e são, em geral, parte de operações maiores, em escala industrial. A recente descoberta de fábricas de meta-anfetamina no Sul da Ásia pode indicar a intenção de grupos de crime organizado basearem suas operações de fabricação e de tráfico na região.

O relatório Padrões e Tendências de Estimulantes do Tipo Anfetamina e outras Drogas no Leste e no Sudeste da Ásia 2009 também traz um breve panoramas das regiões vizinhas ao Sul da Ásia e dos Estados Insulares do Pacífico. A publicação contém relatórios nacionais de 15 países (Austrália, Brunei, Camboja, China, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Myanmar, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, República da Coréia, Tailândia e Vietnã).

O estudo foi produzido com o patrocínio do programa global
Synthetics Monitoring: Analyses, Reporting and Trends (SMART). Por meio do SMART, o UNODC trabalha em parceria com governos da região para coletar e compartilhar informações e para apoiar várias agências a aprimorar a capacidade de responder à aplicação da lei e aos desafios à saúde pública impostos pelas drogas sintéticas.

Acesse:
Relatório na íntegra (em inglês)

Sumário Executivo (em inglês)

Todas as notícias