Empresas apresentam soluções tecnológicas contra a corrupção

Photo: UNODC11 de novembro de 2009 - Empresas de tecnologia e inovação de várias partes do país estiveram reunidas nesta terça-feira (10) em Brasília para participar da exposição Ferramentas de Análise de Informações, organizada pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O objetivo do evento foi reunir modelos e sistemas que auxiliem empresas e órgãos públicos a analisar dados e a produzir evidências de atividades irregulares no setor.

Nesta primeira edição da exposição, nove empresas apresentaram para cerca de 200 visitantes, dez exemplos de ferramentas utilizadas para prevenir e combater a corrupção, por meio da produção de evidências. "A iniciativa conjunta do UNODC e da CGU teve por propósito promover a difusão, em órgãos públicos, de uma cultura voltada para a análise de informações estratégicas", explicou Fabíola Veiga, assistente de projetos do UNODC.

O resultado foi tão positivo que animou os organizadores a ampliar a exposição para 2010. "Pelo público presente e pelo interesse demonstrado, há a expectativa de ampliar o evento para o próximo ano com um verdadeiro congresso sobre o assunto", disse o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Marcelo Stapanovski. "Nos surpreendemos com a exposição dos cartazes que mostram casos concretos em que as ferramentas expostas foram aplicadas", acrescentou.

Além dos estandes com cartazes explicativos, as empresas ofereceram workshops sobre as possibilidades dos instrumentos tecnológicos criados. Para a gerente de marketing da Condomínio de Soluções Corporativas (CDS), uma das empresas participantes do evento, a exposição foi um sucesso. "Para nós é uma grande oportunidade de demonstrar a ferramenta, principalmente por causa do público, já que o nosso foco é o governo", disse. A CDS apresentou um sistema que gera relatórios e análises estatísticas para o acompanhamento de metas, sem a necessidade de interação com a equipe de informática. "A agilidade, a precisão e a transparência permitem que o gestor tome decisões embasadas e analise tendências passadas e futuras", complementou o líder de projetos da CDS, Henrique Gomes.

A exposição Ferramentas de Análise de Informações integra um conjunto de atividades promovido pelo UNODC e pela CGU para o combate à corrupção. Um concurso de curtas-metragens e outro de jogos eletrônicos também pretendem divulgar ideias e atingir diferentes públicos para gerar uma reflexão sobre a corrupção e também para preveni-la.

Todas as notícias