Nova campanha da ONU: a corrupção é um crime contra o desenvolvimento

Photo: UNODC6 de novembro de 2009 - Uma campanha para aumentar a conscientização sobre os impactos da corrupção no desenvolvimento foi lançada nesta sexta-feira (6) pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e pelo o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), antecipando as comemorações do dia 9 de dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção.

Por meio de uma série de pôsteres e material disponível na internet, a campanha destaca como a corrupção neutraliza os esforços e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordados internacionalmente, impedindo que pessoas tenham acesso a educação, saúde e justiça, além de limitar oportunidades de prosperidade e comprometer a democracia.

O slogan da campanha " Cada Não Conta" convida cada pessoa a se opor à corrupção.

O lançamento da campanha ocorre simultaneamente ao encontro dos estados signatários da Convenção das Nações Unidas Contra Corrupção - o único instrumento anti-corrupção legalmente embasado de alcance global -, que ocorre em Doha, no Catar, de 9 a 13 de novembro, com o intuito de revisar sua implementação. A convenção já foi ratificada por mais de dois terços dos 192 estados membros das Nações Unidas desde sua entrada em vigor, em 2005.

Site da campanha (em inglês): www.yournocounts.org

Todas as notícias