UNODC reúne oficiais do Afeganistão, do Irá e do Paquistão para iniciativa triangular contra as drogas

Photo: UNODC28 de outubro de 2009 - Altos funcionários do Afeganistão, do Irã e do Paquistão se reuniram em Viena para uma reunião ministerial para discutir uma iniciativa triangular contra das drogas, coordenada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A ação, lançada em junho de 2007, visa a reforçar o controle das drogas entre os três países, que são os mais direta e gravemente afetados pelo ópio afegão. "Mais de 90% do ópio mundial vem do Afeganistão e a maioria dele é traficada pelo Irã e pelo Paquistão. Melhorar o combate às drogas nessa região é essencial", disse o Diretor Executivo do UNODC, Antonio Maria Costa.

Nos últimos dois anos, o UNODC tem trabalhado com esses três países a fim de aumentar o reforço contra narcóticos nas fronteiras. As drogas representam uma ameaça à saúde e à segurança de desses países, mas também daqueles próximos à região. Esforços nacionais foram feitos para conter o fluxo do tráfico, especialmente no Irã, onde quilômetros de valas e muros foram construídos para bloquear os traficantes. Porém existem limites para qualquer estado que aja sozinho em termos de fiscalização e controle, especialmente nas regiões de desertos inóspitos e de montanhas, ao longo das fronteiras do Afeganistão. O sucesso depende da troca de informações e da condução de operações de inteligência que visam a redes transnacionais. E esse é justamente o objetivo da iniciativa triangular do UNODC.

Na reunião realizada em Viena, os três países concordaram em indicar oficiais que atuem permanentemente na unidade de planejamento estratégico da iniciativa triangular, localiza em Teerã, a fim de reforçar a capacidade analítica e operacional da iniciativa. Eles também concordaram em criar escritórios de apoio em cada lado das respectivas fronteiras. Além disso, foi acordada a intensificação e o aumento do número de patrulhas e ações conjuntas, além das três operações já realizadas. Foi discutido ainda o caráter prático dessas operações e, em particular, a necessidade de um sistema comum de comunicação e troca de informações entre os três países.

A iniciativa é considerada importante não apenas para melhorar a segurança na região, mas também para construir um elo de confiança entre as partes. "Os vizinhos podem ter suas diferenças, mas quando se trata de drogas, eles percebem a ameaça comum e a importância do trabalho em conjunto", disse Costa.

A iniciativa triangular é parte de uma estratégica denominada "Arco-íris", concebida no âmbito do Pacto de Paris. É uma iniciativa realizada pelo UNODC em parceria com mais de 50 estados e organizações, destinada a reduzir a oferta, a demanda e o tráfico de ópio do Afeganistão. A ação foi recentemente associada a uma plataforma de cooperação semelhante na Ásia Central - a Central Regional Ásia de Informação e Centro de Coordenação. Além disso, outro centro conjunto de inteligência de narcóticos também está previsto para ser lançado brevemente no Golfo Pérsico.

Para mais informações sobre o impacto do tráfico de drogas afegão, acesse o relatório: Adição, Crime e Insurgência: o Comércio Transnacional do Comércio do Ópio Afegão.

Todas as notícias