Terceira Conferência Global sobre Corrupção ocorrerá em Doha

Photo: UNODC12 de outubro de 2009 A Terceira Sessão da Conferência dos Estados-Membros para a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção ocorrerá entre os dias 9 e 13 de novembro, em Doha, no Catar.

A Conferência surgiu em concordância com o artigo 63 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, adotada em 2003 e colocada em prática em 2005. O objetivo é aumentar a capacidade e fortalecer a cooperação entre os estados-membros e assim atingir as metas estabelecidas

Conforme as decisões acordadas na segunda sessão, espera-se deste segundo encontro foco em assuntos chaves, como a revisão de práticas da convenção já implantadas, a recuperação de ativos e a assistência técnica.

Também será oferecida uma oportunidade única àqueles que trabalham com políticas anticorrupção. Serão disponibilizadas consultas de alto nível sobre a prevenção da corrupção, criminalização e cooperação internacional. Haverá uma série de eventos especiais onde serão mostrados estudos de caso, iniciativas e boas práticas que contribuem para a luta contra a corrupção.

São esperados mais de mil participantes, entre eles representantes governamentais, organizações regionais e intergovernamentais, sociedade civil, setor privado e mídia.

A terceira sessão da Conferência será precedida pelo sexto Fórum Global de Combate à Corrupção e Proteção da Integridade (Doha, 7 a 9 de novembro de 2009), que terá o governo de Catar como anfitrião. A Primeira sessão ocorreu na Jordânia, em 2006, e a segunda na Indonésia, em 2008.

Todas as notícias