Dia Internacional da Paz: é preciso desarmar

Photo: UNODC18 de setembro de 2009 - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, divulgou uma mensagem para todos, enquanto o mundo celebra, no dia 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz.

Diz Ban: "enquanto houver armas, ninguém está a salvo. O Dia Internacional da Paz é um apelo para o cessar-fogo e para a não violência. É tempo de refletir sobre o horror e os custos da guerra, e sobre o nosso dever de solucionar conflitos pacificamente. Neste dia, eu lembro a todos que existe outra maneira. Uma maneira melhor: o caminho da paz" (veja a mensagem em vídeo - em inglês).

O Dia Internacional da Paz é um dia no qual os indivíduos, as comunidades, as nações e os governos enfatizam os esforços para o término dos conflitos e para a promoção da paz. Estabelecido por uma assembléia geral em 1981, essa data tem crescido e agrega milhões de pessoas ao redor do mundo, que criam e participam de todos os tipos de atos práticos pela paz.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) é guardião do Protocolo contra a Produção e Tráfico Ilícito de Armas de Fogo, suas Peças, Componentes e Munições, o qual suplementa a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional. O protocolo entrou em vigor em 2005 e é o primeiro instrumento legal vinculado a armas de pequeno porte adotado em âmbito global.

O objetivo do protocolo é promover, facilitar e reforçar a cooperação entre governos para prevenir, combater e erradicar a manufatura ilícita e o tráfico de armas, suas partes, componentes e munição.

 

Todas as notícias