Prorrogado prazo de seleção de jovens com HIV/Aids para bolsa de iniciação profissional

Photo: UNODC12 de agosto de 2009 - Vinte e sete jovens vivendo com HIV/Aids, entre 16 e 24 anos, serão selecionados para uma bolsa de iniciação profissional. Os contemplados assinarão um contrato de 11 meses com carteira assinada e receberão um auxílio de R$ 472 por 20 horas semanais de trabalho. O programa Formação de Jovens Líderes Vivendo com HIV/Aids é uma iniciativa da organização não-governamental Pact Brasil e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em parceria com o Ministério da Saúde e agências das Nações Unidas, entre elas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). As inscrições foram prorrogadas até segunda-feira (17).

O objetivo do programa de formação é aproximar e integrar os jovens vivendo com HIV/Aids das ações governamentais e não governamentais de enfrentamento ao vírus e à doença no Brasil. Eles trabalharão nas coordenações estaduais de DST/Aids do Ministério da Saúde, nos Serviços de Saúde de Referência para atendimento às DST/Aids, em agências da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros espaços de mobilização comunitária e entidades que tratem da questão HIV/Aids. O local será determinado de acordo com a residência do contemplado.

As atividades incluem participar da rotina e observar a gestão e os serviços prestados, como nos hospitais-dias, por exemplo, "além de conhecer os trabalhos desenvolvidos por organizações da sociedade civil que realizam ações de prevenção e apoio a pessoas vivendo com Aids" e as políticas governamentais no setor.

A expectativa dos organizadores é de que, ao final da formação, "os jovens estejam mais preparados para debater, opinar e atuar nas ações de enfrentamento à epidemia. Espera-se que o maior conhecimento sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e das políticas públicas em HIV/Aids possa contribuir para a melhoria dos cenários nacional e local da Saúde. A formação possibilita ainda que, no futuro, eles possam ocupar espaços de controle social, em especial no SUS, e também de gestão governamental".

Mais informações e inscrições estão disponíveis nos sites www.aids.gov.br/selecaopublica e http://www.pactbrasil.org/



Todas as notícias