No Dia Internacional da Juventude, UNODC chama atenção para questão das drogas

Photo: UNODC12 de agosto de 2009 - Considerando que o uso precoce de drogas pode causar problemas sociais e de saúde no futuro, no Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) incita os jovens a cuidar de sua saúde e de seu futuro.

Entre os jovens, o consumo de drogas é duas vezes maior do que o da população em geral e até três vezes maior no caso da maconha. "Desde a década de 1960, percebemos que o consumo de droga tem sido, em primeiro lugar, um fenômeno da juventude", diz o especialista em drogas do UNODC Thomas Pietschmann. Segundo ele, usar substâncias ilegais em uma tenra idade é perigoso. "É uma época em que os jovens têm problemas para tomar as decisões certas e é quando seus cérebros ainda estão em desenvolvimento", diz.

Em mensagem por conta do Dia Internacional da Juventude, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou o tema deste ano - Sustentabilidade: Nosso desafio. Nosso futuro. "A sustentabilidade é o trajeto mais promissor para o futuro, e a juventude pode mostrar o caminho", ressaltou.

Quando se trata de saúde e de desenvolvimento, os jovens também podem indicar o caminho para um futuro promissor. A juventude tem potencialidades e perspectivas únicas e pode utilizá-las para proteger sua saúde das drogas. E, de fato, a maioria dos jovens não está usando drogas. Eles prosseguem com seus objetivos na escola, no trabalho e em suas comunidades.

Comemorado anualmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude é uma oportunidade para chamar a atenção do mundo sobre questões importantes para os jovens, tais como educação, emprego, ambiente, saúde e uso de drogas. Neste dia, eles ganham voz para esses e outros assuntos e são incentivados a continuar contribuindo para a sociedade.


Todas as notícias