UNODC e SENAD estreitam parceria para atuação no Brasil

Photo: UNODC15 de julho de 2009 -   O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Brasil recebeu nesta quarta-feira (15) a visita do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, General Paulo Roberto Uchôa, acompanhado do Coordenador-Geral do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, Vladimir Stempliuk. A visita representou um marco no processo de aproximação entre o UNODC e a SENAD, órgão responsável pela coordenação entre os diversos setores do governo brasileiro que atuam na questão das drogas, tais como os ministérios da Saúde, da Justiça e da Educação e a Polícia Federal, entre outros.

No encontro, o general Uchôa destacou que o Brasil apresenta uma situação geográfica única no mundo: faz divisa com os três maiores produtores mundiais de coca - Colômbia, Peru e Bolívia -, e possui quase 17 mil quilômetros de fronteira terrestre e mais de sete mil quilômetros de fronteira marítima. Essas características fazem com que o país seja considerado chave no contexto mundial no que se refere às estratégias internacionais de políticas sobre drogas. O general frisou também a importância da cooperação internacional para que as políticas dos países realmente tenham efeito.

Como mostra da importância que a parceria com a SENAD tem para o UNODC, o representante Bo Mathiasen convidou toda a equipe do escritório para fazer uma apresentação dos projetos em andamento, nas áreas de drogas, crime, corrupção, HIV/aids e tráfico de seres humanos, temas que compõem o amplo espectro do mandato do UNODC. Para Mathiasen, é importante que a SENAD conheça todos os projetos em andamento do UNODC - e vice-versa -, conhecimento que facilitará a ação conjunta das duas instituições.

Na ocasião, o representante e o secretário também destacaram a importância de uma abordagem ampla ao problema das drogas, com uma atuação equilibrada em relação a ações de prevenção (foco na demanda) e de repressão (foco na oferta).

Todas as notícias