UNODC participa de Seminário Internacional sobre trabalho e imigração

Photo: UNODC26 de junho de 2009 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) participou nesta quinta-feira (25) do Seminário Internacional Direitos Fundamentais, Trabalho e Imigração, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A especialista em cooperação técnica para tráfico de pessoas do UNODC, Adriana Maia, integrou a mesa do segundo painel de discussões sobre tráfico de seres humanos e trabalho.

Adriana Maia falou sobre o papel do UNODC no combate ao tráfico de pessoas, os fatores que propiciam a migração e os instrumentos internacionais contra o crime organizado. "Para se propor ações de proteção e cuidado é importante identificar os fatores associados ao desejo de migrar, de viajar, de mudança. A migração apresenta dimensões múltiplas e complexas, com grandes variações de condições, características e conseqüências", explicou Adriana. Também discutiram o tema a delegada da Polícia Federal Paula Dora Aostri Morales e a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, Daniele Corrêa Santa Catarina. O procurador Regional do Trabalho Jairo Lins de Albuquerque Sento-Sé presidiu a mesa do debate.

Os painéis também contaram com a presença de professores das Universidades de Barcelona e Sevilha, na Espanha, e da Universidade de Brasília (UnB), entre outras autoridades do Ministério Público. A conferência "Aspectos jurídicos das políticas migratórias da União Europeia" abriu o evento, na quarta-feira (24), com a palestra do professor de direito constitucional da Universidade de Sevilha Francisco Javier Pérez Royo. Ao todo, seis temas integraram a programação do seminário, que recebeu cerca de 60 pessoas de acordo com os organizadores.

Todas as notícias