Secretário-Geral da ONU divulga mensagem pelo Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas

 

26 de junho de 2009 - Este ano marca o centenário do combate às drogas, iniciado há 100 anos quando a Comissão sobre o Ópio se reuniu em Xangai a fim de impedir uma epidemia de ópio. Nos últimos anos, as convenções das Nações Unidas têm ajudado a enfrentar o desafio do uso de drogas e a reduzir suas terríveis conseqüências para as pessoas, as famílias e as comunidades.

O uso de drogas pode ser prevenido, tratado e controlado. Convoco os Estados-Membros a aumentar suas ações de prevenção e a integrar o tratamento de drogas aos programas de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime continuam seus trabalhos junto a Governos e outros parceiros para fomentar o tratamento contra as drogas ao redor do mundo.

Também clamo pela implementação completa da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Esses instrumentos podem ajudar no esforço de prevenção e de combate aos crimes relacionados às drogas, que representam uma séria ameaça à segurança em diversas partes do mundo.

Diversos países vulneráveis ao cultivo, à produção e ao tráfico de drogas necessitam de uma maior assistência ao desenvolvimento e ao fortalecimento do estado de direito. A falta desses elementos essenciais faz com que esses países tenham sua estabilidade ameaçada e encontrem maiores dificuldades para cumprir com os Objetivos do Milênio.

Neste Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, juntemos nossas forças para ajudar as pessoas que sofrem com a dependência química e para reduzir a quantidade de locais perigosos neste planeta nos quais as drogas são produzidas, traficadas e consumidas.

Ban Ki-Monn
Secretário-Geral das Nações Unidas

Todas as notícias